Banca de QUALIFICAÇÃO: TAILSON FRANCISCO SOARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAILSON FRANCISCO SOARES DA SILVA
DATA: 28/05/2015
LOCAL: CCHL - sala de Video II
TÍTULO:

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CIDADE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia. Representação Social. Análise de conteúdo. Cidade

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

Resumo: A temática cidade é abordada no Ensino de Geografia, está entrelaçada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, sendo discutida de diferentes formas e intensidades. Este trabalho tem por objetivo estudar as representações sociais de cidade manifestada no discurso dos alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais da zona rural de Teresina-PI, e a sua contribuição para uma melhor prática docente no cotidiano da sala de aula sob a mediação do ensino de Geografia. As turmas que representaram a amostra para o desenvolvimento dessa análise pertencem as Escolas Municipais: Conselheiro Saraiva, Hermelinda de Castro, João Paulo I e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em particular, busca-se conhecer os aportes teóricos que fundamentam a discussão da temática cidade, servindo-se das abordagens realizadas no ensino de Geografia; caracterizar os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais desenvolvida pelo psicólogo social Serge Moscovici em 1961 e como complemento aplicar a teoria do Núcleo Central (NC) elaborada por Jean-Claude Abric e suas singularidades; investigar a cidade na prática docente e compreender como é abordada nos livros didáticos; e identificar o conteúdo e a estrutura da representação social de cidade construída pelos alunos do ensino fundamental no cotidiano. Na tentativa de conhecer as construções teóricas e práticas sobre o objeto em estudo, e considerando de grande valia, para as análises aqui desenvolvidas, utilizaremos juntamente com o método de abordagem desta pesquisa que é o fenomenológico a Teoria das Representações Sociais. Baseando-se nas definições iniciais, os procedimentos metodológicos adotados serão constituídos por pesquisa bibliográfica e de campo. Quanto à coleta de dados em campo, serão utilizados os seguintes instrumentos com os sujeitos da pesquisa: aplicação de questionário, do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) que será aplicada junto aos alunos para que possamos elaborar um processo de categorização, classificação e compreensão dos dados da pesquisa e uma entrevista semiestruturada aplicada junto aos professores. De posse dos dados coletados em campo, faremos as devidas análises, contaremos com a ajuda da técnica de análise de conteúdo, e a utilização do software EVOC para realizar o tratamento dos resultados de maneira a serem significativos e válidos. Acredita-se, que os resultados desta pesquisa podem revelar uma representação social que venha a reforçar a hipótese central deste trabalho, na qual se imagina que o conhecimento da representação social da cidade reproduzida no discurso dos alunos do Ensino Fundamental do município de Teresina-PI, esteja relacionado ao senso comum, ancoradas em concepções fragmentadas e conteudistas, inibindo por vezes a capacidade de participação criativa acerca da produção do conhecimento pelos sujeitos sociais.

Presidente - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo ao Programa - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Notícia cadastrada em: 19/05/2015 22:56