Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEONELIO SOARES TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEONELIO SOARES TEIXEIRA
DATA: 26/05/2015
LOCAL: Sala de aula do Mestrado em Geografia
TÍTULO:

A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE EM GEOGRAFIA E A SUA PROFISSIONALIZAÇÃO NA ESCOLA.

PALAVRAS-CHAVES:

Identidade Profissional. Formação Docente. Currículo

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A vivência como professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí e como professor da Educação Básica na rede pública municipal de Teresina suscitou reflexões acerca do processo de formação inicial como aspecto primordial para a constituição da identidade profissional dos professores de Geografia que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental. Assim, é objetivo geral desta pesquisa analisar a relação entre a profissionalização docente na escola e o processo de formação inicial na universidade. E como objetivos específicos: a) conhecer as principais contribuições da literatura educacional sobre o processo de formação docente; b) discutir a questão da formação e da socialização docente no campo da geografia; c) compreender os aspectos legais e institucionais na formação do professor de geografia no Brasil e na UESPI; c) compreender a formação do professor de geografia na Universidade Estadual do Piaui; d) caracterizar os saberes e práticas desenvolvidas pelos professores de geografia nas escolas investigadas. Para atender a estes objetivos, a pesquisa está sendo desenvolvida por meio de estudos teóricos e de pesquisa empírica. No que tange aos estudos teóricos, esta pesquisa se fundamenta em autores como Nóvoa (1995), Tardif (2002), Cavalcanti (1991), Callai (2013), Castrogiovani (2000), Evangelista (2007). Já a pesquisa empírica será desenvolvida mediante a abordagem qualitativa, valendo-se da técnica entrevista – narrativa e semi-estruturada e da observação, conforrme Alves Mazzoti (1999),Cunha (1999), Bardin (2004), Minayo (2007), dentre outros. Assim, teremos como participantes da pesquisa dois professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental que tenham até cinco anos de experiência como professor da Educação Básica e que tenham se formado na Universidade Estadual do Piauí (Campus Clóvis Moura) durante os anos de 2005 a 2011. A participação ocorrerá por meio de entrevistas individuais, as quais produzirão dados que serão analisados mediante a técnica da Análise de conteúdo.

Presidente - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Notícia cadastrada em: 21/05/2015 09:39