Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLEY PINTO CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WESLEY PINTO CARNEIRO
DATA: 03/09/2012
LOCAL: Sala 338
TÍTULO:

Planejamento regional e urbano do Território dos Cocais: um estudo de caso da gestão urbana em Barras (PI)

PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento regional, gestão urbana e espaço.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

A presente pesquisa trata-se de uma parte da dissertação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Piauí-UFPI com o título provisório “Planejamento Regional e Urbano no Território dos Cocais: um estudo de caso da Gestão Urbana em Barras/PI", como requisito parcial para a qualificação do Mestrado. A pesquisa parte da constatação da deficiência da maior parte dos municípios brasileiros na implementação de políticas de gestão urbana que coadune com o desenvolvimento regional e urbano. Dessa forma, pretende-se perceber em que medida a ausência e limites da gestão urbana, comuns a maior parte das cidades, influencia na eficácia do planejamento regional e urbano proposto para o território dos cocais, mais especificamente a cidade de Barras. Assim, a pesquisa objetiva de forma geral, analisar o planejamento regional e urbano a partir da discussão da regionalização em territórios de desenvolvimento, indicando os limites e ausências da gestão urbana na cidade de Barras. A metodologia aplicada é baseada em um levantamento bibliográfico através da consulta a obras relevantes de autores clássicos e contemporâneos que abordam os conceitos de planejamento regional-urbano e de gestão urbana. O levantamento documental é baseado na leitura e análise de planos, projetos e relatórios, anuais e setoriais do governo federal, estadual e municipal. Na pesquisa de campo, será feito um estudo de caso da cidade de Barras, com o propósito de identificar as áreas de expansão urbana e ocupação desordenada com o intuito de integrar os conhecimentos teóricos às práticas de campo. Outro aspecto metodológico fundamenta-se na realização de entrevistas com os técnicos responsáveis, os representantes do governo municipal e a comunidade diretamente atingida. Nesse contexto, espera-se, com a pesquisa, contribuir na discussão da política urbana que atenda aos contextos regional e urbano, contribuindo assim para que o planejamento regional e urbano formule programas, projetos e ações que visam a promover uma gestão regional e urbana do território.

Presidente - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Externo à Instituição - ELISABETH MARY DE CARVALHO BAPTISTA - UESPI
Interno - 1167476 - JOSE LUIS LOPES ARAUJO
Notícia cadastrada em: 19/08/2012 17:32