Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLYNNE CARLA DE SOUSA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLYNNE CARLA DE SOUSA BARBOSA
DATA: 22/05/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Video
TÍTULO: ABORDAGEM GEOAMBIENTAL APLICADA À ANÁLISE DO POTENCIAL TURÍSTICO DE CAJUEIRO DA PRAIA- PI: APORTE PARA O ORDENAMENTO TERRITORIAL
PALAVRAS-CHAVES: Geodiversidade, Geoturismo, Sistemas de Informações Geográficas
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

A região costeira é bastante dinâmica, sendo de grande importância para os setores econômico, ecológico e social, se apresentando frequentemente, como alvo de diversas políticas de governo e estudos acadêmicos, com vista a encontrar a melhor forma de gerir esse ambiente. Uma das atividades econômicas, que contribui para essa dinâmica, é a turística, que costuma ser intensa nessas áreas, esta vem se revelando capaz de inserir e reviver economias de municípios deprimidas, influenciando também a questão ambiental, tornando importante a pesquisas nessa região.

Por serem ambientes atrativos do ponto de vista geológico, geomorfológico, biológico, a ocupação de regiões costeiras ocorre de forma constante, desde o início da humanidade. A diversidade da paisagem natural, representadas pelas praias, dunas, restingas e manguezais, explicam essa demanda e essa grande ocupação, sendo estas áreas constantemente transformadas para uso antrópico e consequentemente apresentam vários problemas quanto as suas formas de uso e cobertura da terra (MUEHE, 1998).

O turismo em especial desempenha um importante papel na economia mundial, obtendo bons resultados no mercado internacional de bens e serviços, mostrando-se assim como alternativa de desenvolvimento socioeconômico, no entanto, a participação do Brasil no turismo internacional é pequena. Como principais destinos turísticos no Brasil, está o Nordeste, especialmente na sua porção litorânea, onde ainda existem espaços com grandes potencialidades de ampliação para participar desse contexto turístico nacional e internacional.

O Piauí é um dos estados que mais sofre intervenções no sentido de maximizar o seu potencial turístico, os quatro municípios que ocupam seu litoral aparecem como exemplo de locais de valorização por parte do estado, turistas, agentes econômicos, assim como a população local.

Nesse contexto, a pesquisa trabalha com o seguinte objetivo geral: Avaliar o contexto geoespacial do município de Cajueiro da Praia-PI, a partir da análise geoambiental da área de estudo com a finalidade de diagnosticar e detectar as potencialidades e limitações relativas a atividade turística. 

Como objetivos específicos buscou-se caracterizar o meio físico do município (geologia, clima, relevo, solos, vegetação, hidrografia), analisar a expansão do setor de serviços ligados ao turismo em Cajueiro da Praia; verificar a dinâmica do uso e cobertura da terra, diagnosticar a partir da análise geoambiental da paisagem, os potenciais turísticos para o desenvolvimento futuro na região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1300002 - GUSTAVO SOUZA VALLADARES
Interno - 6422093 - IRACILDE MARIA DE MOURA FE LIMA
Externo ao Programa - 741.078.603-53 - JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA - UESPI
Notícia cadastrada em: 13/04/2018 10:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 20:32