Geografia e poesia: Diálogo possível no ensino da Geografia Escolar.
Ensino. Geografia Escolar. Interdisciplinaridade. Poesia.
A presente pesquisa analisa as práticas pedagógicas mediadas pelo uso da poesia como um recurso didático não convencional aplicado à Geografia escolar no ensino Médio, abordando o diálogo interdisciplinar da ciência geográfica com a literatura, em especial com o gênero poético, evidenciando assim, a relevância de trabalhos nessa perspectiva de colocar em pauta as discussões sobre a aproximação da Geografia com outras áreas do conhecimento. São apresentadas as referências que fundamentam a pesquisa, destacando os autores que discutem o diálogo geográfico interdisciplinar e a incorporação de textos poéticos na pratica de ensino de Geografia, bem como suas visões e proposições sobre a importância da poesia na construção de metodologias que propiciem trabalhar os conteúdos geográficos de forma dinâmica e atrativa. Considerando que a Geografia nas últimas décadas recorre a diferentes mecanismos metodológicos na tentativa de aproximar o ensino da realidade do aluno e possibilitar uma aprendizagem significativa, intenciona-se refletir no viés da interdisciplinaridade, mediante a pesquisa colaborativa com professores e alunos do Ensino Médio, como a poesia pode contribuir na compreensão dos conteúdos de Geografia e funcionar como um recurso facilitador da aprendizagem. Espera-se que a referida pesquisa, fomente discussões sobre a importância da construção de metodologias aplicadas ao ensino de Geografia, a partir do uso do texto poético na sala de aula para promover a aprendizagem dos conteúdos geográficos, e que esta, possa ainda contribuir para o desenvolvimento e publicação de futuros trabalhos no âmbito da Geografia Escolar.