Notícias

XIII ENANPEGE - USP. São Paulo/SP. De 02 a 06 de setembro de 2019.

A ANPEGE – Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia realizará entre os dias 02 e 06 de setembro de 2019 o XIII ENANPEGE. O tema do evento é "A Geografia Brasileira na Ciência-Mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento". A escolha desse tema busca problematizar o processo atual de internacionalização da ciência e, em particular, de internacionalização da Geografia que se universaliza como conhecimento e se reproduz em escala planetária como um conjunto de saberes, métodos, práticas sociais, apropriações políticas, normatizações.

O evento busca contribuir para deslindar as noções que construímos de universal, ao questionar o modo como tratamos a seleção por temas, problemas, soluções e projetos que estão muitas vezes subsumidos à uma certa colonização do pensamento, à absorção de teorias e métodos de maneira acrítica ou à subordinação pura e simples às regras de fomento, publicização, formação intelectual e profissional a que vimos aderindo ao longo do tempo.

O logotipo que identifica visualmente a proposta do XIII ENANPEGE propõe que há um lugar que a geografia produzida no Brasil ocupa no mundo. Lugar expresso na constituição de diversas redes, em diferentes situações geográficas deste país e em encontro, confronto, complementariedade e conectividade com distintas outras geografias produzidas nos outros lugares da contraditória universalização e que expressam formas distintas de olhar os horizontes dos problemas vividos em diversas sociedades e culturas.

A cidade de São Paulo, uma das mais populosas do planeta, repleta de contradições e plena de diversidade será o lugar desse nosso encontro que espera receber geógrafas e geógrafos vinculados à pós-graduação e a pesquisa que se produz, se propaga e se compromete com problemas que temos no Brasil e no mundo.

O encontro enseja que nos reunamos para refletir, problematizar e propor juntos o que sozinhos, nenhum e nenhuma de nós, em lugar algum do mundo, proporia e visa celebrar o fato de que ocupamos redes no mapa da produção do conhecimento que passa pelo fortalecimento de intelectuais coletivos como aquele em que se constituiu a ANPEGE ao longo de seus 25 anos.

Sejam bem vindas, bem vindos ao XIII ENANPEGE.

Mais informações: www.enanpege2019.anpege.ggf.br

Fonte: https://www.enanpege2019.anpege.ggf.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=417 Acesso: 27 mai 2019.

Notícia cadastrada em: 03/06/2019 11:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 17/04/2024 23:21