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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO ALVES DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO ALVES DOS REIS
DATA: 31/05/2021
HORA: 18:00
LOCAL: Sala virtual no google meet
TÍTULO: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARTILHADA POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA MICRORREGIÃO DE CAMPO MAIOR – PI.
PALAVRAS-CHAVES: Representação Social, TDICs, professores de Geografia.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

A pesquisa é um estudo das representações sociais de TDICs por professores de geografia da microrregião de Campo Maior – PI. As Representações Sociais são um conjunto de crenças, ideias, explicações, para algum grupo social, resultado de intenções em conjunto, mas não se afastando da individualidade. A função das Representações sociais é tornar algo desconhecido em algo familiar. Observamos também que a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, contribui para compreender como os professores de geografia partilham, em seu grupo, as Tecnologias digitais e como elas refletem em sua prática pedagógica, quais significados eles atribuem a essa ferramenta, como também perceber como articulam em relação ao uso das TDICs no ensino de Geografia e como podem construir novas práticas com essas ferramentas. Foi utilizado também uma teoria complementar, a teoria do Núcleo Central de Abric. Com isso, a pesquisa possui como objetivo geral: Analisar a representação social de tecnologias digitais entre os professores de geografia da microrregião de Campo Maior-PI. E os seguintes objetivos específicos: Conhecer a formação dos professores sobre utilização das tecnologias digitais no ensino de geografia; verificar quais TDICs são utilizadas pelos professores de geografia; identificar o conteúdo e a estrutura da representação social de TDICs entre professores de geografia. Será realizado uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa visando uma interpretação dos fatos e dos fenômenos do objeto em análise. Desse modo, busca-se responder os seguintes questionamentos: “como as Tecnologias digitais estão inseridas no ensino de geografia? Qual a representação dos professores de geografia da microrregião de Campo Maior – PI compartilham sobre tecnologias digitais? Na formação dos professores de geografia são tratados como as tecnologias podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem? Como está sendo apropriado as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) pelos professores da microrregião de Campo Maior – PI? ”. Primeiramente com o intuito de maiores esclarecimentos da temática, será realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema em análise, que permitam conhecer e compreender o objeto de estudo. Após esse levantamento bibliográfico será realizada uma pesquisa tendo como sujeitos 51 (cinquenta e um) professores de geografia da microrregião de Campo Maior - PI, onde será aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, buscando conhecer o perfil dos professores de geografia e compreender a relação com as TDICs em sua prática pedagógica e também será realizado o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), para compreender como os professores de geografia da microrregião de Campo Maior – PI partilham sobre TDICs. Para a coleta dos dados empíricos será aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, podendo o professor descrever sobre algo que o questionário não contemplou, mas que ele julga importante. Devido ao isolamento social, realizaremos o questionário e o TALP através da plataforma Google Drive, utilizando a ferramenta Google Forms.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Externo à Instituição - NESTOR ANDRE KAERCHER - UFRGS
Notícia cadastrada em: 10/05/2021 17:30
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