Esta pesquisa discute a categoria território e a prática docente em geografia no 7º ano do ensino fundamental, em Teresina-PI. Em vista disso, pergunta-se: como a prática docente em geografia contribui para o ensino de território no 7° ano do ensino fundamental? Dessa forma, para responder a essa questão norteadora, tem-se como objetivo geral: analisar como a prática docente em geografia contribui para o ensino de território no 7° ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos temos: observar como a prática docente contribui para a mediação da categoria território, em sala de aula; verificar como o território é abordado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de geografia e no currículo de Teresina do 7º ano do ensino fundamental; conhecer como o professor de geografia compreende e ensina a categoria território no ensino fundamental; indicar propostas de como o território pode ser ensinado de acordo com a realidade cotidiana de Teresina. A formulação teórico-metodológica está embasada em Santos (2005, 2009), Cavalcanti (2005, 2019), Gottmann (2012), Souza (2007, 2020), Raffestin (1993, 2003, 2008), Haesbaert (2014), Portela (2017, 2020), Franco (2012, 2015), entre outros. Diante disso, essa pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utilizará como instrumentos para coleta de informações a observação de aula de professores em escolas municipais distribuídas nas regiões administrativas de Teresina; análise documental para saber como o território é abordado na BNCC e no currículo de Teresina do 7º ano; entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal de ensino de Teresina. Como resultados preliminares, verificou-se que há algumas pesquisas relacionadas ao ensino de território, mas que não associam diretamente à prática do professor, em sala de aula.