Banca de DEFESA: RAFAELA DOS SANTOS LEAL

DATA: 30/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Ensino de Geografia no Liceu Piauiense: contextos e docentes
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia no Brasil. Colégio Pedro I. Liceu Piauiense. Ensino de Geografia no Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

O Ensino de Geografia é um tema discutido, desde a sua sistematização como ciência, ainda no século XIX, tanto no Brasil como na Europa. Antes, no século XIX isso não ocorria como uma disciplina específica, pois o conteúdo da Geografia distribuía-se nas abordagens de outras disciplinas, como nos estudos de Literatura, de História e de Astronomia. Com o decreto do ano de 1837, que reorganizou o Seminário de São Joaquim e mudou-lhe o nome para o nome de Imperial Colégio de Pedro Segundo, em homenagem ao Imperador menino, serviu de referência para a implantação do ensino dos colégios no Brasil e em suas províncias. Aos governos das províncias coube à responsabilidade total pelo ensino elementar e médio e, como consequência foram criados os primeiros liceus provinciais, localizados nas suas respectivas capitais e, nesse contexto, foi criado o Liceu Piauiense, denominado de Colégio Zacarias de Góis, fundado em 1845, na capital piauiense Oeiras.  Esta dissertação tem por objetivo discutir o ensino de Geografia no Liceu Piauiense cujas suas referências eram do Colégio Pedro II bem como seu contexto histórico que resultou na criação do Liceu Piauiense e, consequentemente, a atuação dos professores de Geografia que passaram nessa instituição, além dos currículos e dos livros adotados pela escola durante o período escolhido para a pesquisa. A metodologia constou de estudos sobre os principais fatos bem como a legislação que regulamentou o ensino de Geografia no Brasil; foram feitos estudos em relação à trajetória do Liceu Piauiense no contexto da educação no Piauí com ênfase para a Disciplina de Geografia a partir da análise da evolução do ensino de Geografia no período entre 1845 e 1958, fundamentado em pesquisa bibliográfica, ou seja, levantamento de obras e textos científicos que versam sobre o ensino de Geografia no Piauí. Para embasamento desta discussão sobre História das Disciplinas Escolares utilizou-se de aportes teóricos de Goodson (1991) e  Chervel (1990) e para a área específica do ensino de Geografia utilizou-se dos estudos de Rocha (1996), Santos (1980, 2004) e Vlach (1988). Para estudos sobre o Liceu Piauiense utilizou-se Vasconcelos (2007) e Educação no estado do Piauí Brito (1996). Na conclusão evidenciou-se a discussão sobre a importância do Liceu Piauiense como instituição responsável por ensino regular. Nesse contexto, o ensino de Geografia foi desenvolvido pela instituição com a contribuição de importantes docentes ao longo da história. Nesse período, os docentes faziam a produção do material didático próprio, com destaque para o Professor João Gabriel Baptista, como sua contribuição para o desenvolvimento da Geografia e do ensino de Geografia  no Piauí.

Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 6422093 - IRACILDE MARIA DE MOURA FE LIMA
Externo ao Programa - 276280 - MARCOS ANTONIO DE CASTRO MARQUES TEIXEIRA
Externo à Instituição - LUIS TÁVORA FURTADO RIBEIRO - UFC