RESUMO
Esta dissertação visa de modo geral analisar os aspectos teórico-metodológicos utilizados nas pesquisas de teses e dissertações brasileiras de ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar, produzidas entre os anos de 2002 a 2021. E, mais especificamente: realizar o estudo do estado da arte sobre o ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar; identificar na lista de referências dos trabalhos os principais teóricos utilizados para a elaboração das teses e dissertações sobre ensino de cidade; descrever os aspectos metodológicos das pesquisas de teses e dissertações de ensino de cidade e apresentar um panorama das pesquisas do ensino de cidade nos programas de pós-graduação. Para tanto, adotou-se o método dialético e seguiram-se os princípios metodológicos dos estudos denominado de “Estado da Arte”. Assim, a pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico e de natureza panorâmica e descritiva-analítica. O levantamento bibliográfico das teses e dissertações foram realizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e em repositórios de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia. Com a busca baseada nos critérios estabelecidos, foram selecionados um total 19 trabalhos (15 dissertações e 04 teses), cujos títulos fazem menção ao ensino de cidade. Com isso, coletou-se os dados a partir de uma ficha de análise, na qual buscou-se registar as seguintes informações: os dados de catalogação (autor, título da pesquisa, orientador, local e ano de defesa); palavras-chave; tema de pesquisa; questão norteadora; objetivos (gerais e específicos); tipo de pesquisa; método; instrumentos de coleta de dados; concepções de ensino de cidade; principais resultados e/ou conclusões; e a lista de referenciais teóricos. Os dados coletados foram analisados com base no método de análise de conteúdo. A metodologia do estudo foi desenvolvida a partir das referências de Lakatos & Marconi (2003); Fernandes (2015); Romanowski (2002) Romanowski e Ens (2006); Fernandes & Megid-Neto (2016) Franco (2005) e Bardin (1977). Os resultados preliminares indicam existências de poucas pesquisas de teses e dissertações que versam sobre o ensino de cidade. Esses trabalhos tem sido produzidas predominantemente na região Centro-Oeste e Sudeste, com destaque para a UFG de Goiânia - GO e a UFRGS de Porto Alegre - RS. Além disso, evidenciou-se a partir da classificação temática das pesquisas uma propensão de focos ligados aos seguintes temas: Representações espaciais da cidade”, “Saberes e Práticas Docentes”, “Metodologias” e “Linguagens”.