• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: DOUGLAS BRANDÃO DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOUGLAS BRANDÃO DE MELO
DATA: 08/07/2017
HORA: 18:00
LOCAL: Galeria Principal do Centro Cultural Sesc Caixeiral
TÍTULO: SANTA CARNAÚBA Concepção e Produção de Exposição Coletiva
PALAVRAS-CHAVES: Arte. Exposição. Carnaúba. Patrimônio Cultural e Ambiental. Piauí.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia
RESUMO:

Esta pesquisa de natureza ação, por conseguinte interventiva, materializa-se em uma exposição coletiva e colaborativa com 10 artistas brasileiros com temática associada à paisagem cultural da Carnaúba, palmácea, árvore repleta de símbolos, sentidos e significados para a memória individual e coletiva das populações que habitam o vasto território do Estado do Piauí. A Carnaúba foi referências em diferentes ciclos econômicos, histórico, social e cultural do território, usada ao longo do tempo desde matéria-prima para artefatos domésticos, produtos artesanais a chips de computadores. A concepção deste trabalho surgiu ao longo das diversas atividades teórico-práticas, marca da identidade do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Piauí. Partimos do princípio de que o planejamento e a programação de exposições constituem ações educativas e socioculturais capazes de mobilizar comunidades, formar públicos e fortalecer identidades; suscitam diálogos e trocas de experiências e vivências, permitem acesso a conhecimentos, aprendizagens, deleite, lazer e trocas de saber-fazer. O que se pretendemos com este projeto-ação é dar visibilidade ao patrimônio cultural do Piauí, tomá-lo como um conjunto integrado no território, dotado de valor e geração de emprego e renda, capaz, sobretudo, de gerar autoconhecimento e autoestima. Trata-se de um exercício colaborativo e participativo entre o autor deste trabalho, 10 artistas e vários profissionais ligados à curadoria em instituições culturais, como galerias e museus. O fio condutor é a arte, a linguagem e a forma de expor. Este trabalho foi feito no itinerário de uma produção artística em várias mídias, formatos, técnicas e estilos que confluem entre a percepção dos participantes e a temática da exposição. É uma prática que possibilita ao expectador conhecer um universo bem peculiar, o mundo inspirador da Carnaúba. Será possível notar o que há de mais primitivo e puro através da produção artística, um convite à fruição, ao deleite e à reificação do imaginário criativo, que estimula os sentidos ao se entrar neste pequeno emaranhado criativo. Seguindo essa ideia, o produto final, a exposição coletiva, colaborativa e participativa, permite debates e atribuição de sentidos e significados às formas de expressão cultural desse patrimônio, marca da paisagem cultural do Norte do Piauí.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 116.550.112-00 - ALEXANDRE ROMARIZ SEQUEIRA - UFPA
Externo ao Programa - 00.000.00-/2578-96 - RICARDO RUBIALES GARCÍA JURADO - NENHUMA
Presidente - 217.303.853-20 - RITA DE CÄSSIA MOURA CARVALHO - ULB
Notícia cadastrada em: 28/06/2017 09:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 13:47