Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA GABRIELLE DA COSTA E SILVA NEGREIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA GABRIELLE DA COSTA E SILVA NEGREIROS
DATA: 12/07/2021
LOCAL: Museu da Vila
TÍTULO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO URBANA PARA CRIAÇÃO DE UM ROTEIRO TEMÁTICO NA VILA-BAIRRO COQUEIRO DA PRAIA, LUÍS CORREIA | PIAUÍ | BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Museologia; Ecomuseu Delta do Parnaíba, Arquitetura e Urbanismo; Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Apresentamos Relatório Parcial de estudos e intervenção urbana, que resultará na criação de um roteiro temático para a Vila-bairro Coqueiro da Praia em Luís Correia, Piauí. Esta pesquisa faz parte do Projeto-Matriz 2 do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Ecomuseu Delta do Parnaíba, com projetos e ações desenvolvidas ou em desenvolvimento na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. Estamos a estudar e intervir em um território singular, que integra uma Unidade de Conservação, com um rico e complexo patrimônio natural e cultural. Entretanto são diversos os problemas e vulnerabilidades enfrentados, sejam eles de ordem social, econômica, ambiental ou urbana. Diante disso, acreditamos que uma proposta de intervenção urbana integradora associada à criação de um roteiro temático são ferramentas da maior relevância na transformação da Vila-bairro Coqueiro da Praia. O espaço público passará a ser entendido como uma extensão do Museu da Vila, como um território vivo, permeado de patrimônios, igualmente, vivos. Esta pesquisa de natureza ação se dedica, portanto, ao estudo de temas e conceitos relativos a museologia de inovação social, roteiros temáticos, interpretação patrimonial e placemaking. Desse modo, dialogamos com autores advindos do campo da museologia e, em paralelo, do campo do urbanismo, a fim de construir embasamento teórico sólido e multidisciplinar para construção desta pesquisa-ação. Propomos, então, como produtos, além do relatório final correspondente ao Trabalho Final de Mestrado a criação de um roteiro temático (que inclui produção de material gráfico para mapas e sinalização do Bairro), a proposição de projetos macro (mobilidade urbana) e micro (qualificação espacial) de intervenção urbana na Vila-bairro e a proposição e execução colaborativa-participativa de mobiliário urbano (adotando estratégias de intervenção advindas do placemaking e soluções sustentáveis).

Presidente - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo ao Programa - 831.696.360-49 - LUISA GERTRUDIS DURÁN ROCCA - UFRGS
Interno - 1528836 - RODRIGO DE SOUSA MELO
Notícia cadastrada em: 04/07/2021 15:22