Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE DE LIMA SILVA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE DE LIMA SILVA SOARES
DATA: 08/06/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet_Museu da Vila_Sede do PPGAPM
TÍTULO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO MUSEU UNIVERSITÁRIO VIRTUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA | UFDPar
PALAVRAS-CHAVES: Museu Universitário; Piauí; Museologia; Documentação; Gestão de Acervos
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Esta pesquisa se insere no contexto de projeto matriz do Ecomuseu Delta do Parnaíba (ECOMUDE), do Programa de Pós-graduação, nível mestrado, modalidade profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAPM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O ECOMUDE surge do desdobramento do Projeto ‘Paisagens da Ilha: patrimônio, museus e Sustentabilidade (2012- 2014)”, de autoria de Pinheiro e Carvalho (2021, p. 364). Desde 2015, essas pesquisadoras constroem  parcerias público-privada-sociais entre UFPI, Serviço Social do Comércio (SESC) e Instituto Tartarugas do Delta (ITD), seguindo em aproximações e colaborações com outros agentes atuantes no território da Área de Proteção Ambiental APA Delta do Parnaíba. Por mais de 10 anos em atividade na APA, o projeto ECOMUDE possibilita a realização de serviços às comunidades locais em contextos atravessados por potencialidades e vulnerabilidades, realiza ações educativas e culturais com finalidades promover o conhecimento, reconhecimento e a valorização da paisagem cultural, no âmbito dos patrimônios cultural e ambiental, museologia e sustentabilidade (PINHEIRO; CARVALHO, 2018; 2021), bem como, de responsabilidade para construção de sentidos e significados às memórias e histórias das comunidades. Como parte deste Projeto Matriz - ECOMUDE, o objetivo desta investigação é propor diretrizes para criar, com e para a comunidade da UFDPar, o Museu Universitário Virtual da Instituição, que integrará a rede de museus ECOMUDE. O Museu potencializará o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), aliadas a processos museológicos para acesso da comunidade acadêmica e sociedade geral aos acervos da UFDPar. Este projeto possibilitará o acesso, democratização e transferência de conhecimentos à sociedade, fortalecendo a função social da Universidade. O Museu Universitário, de natureza virtual, será um equipamento científico e cultural para fomentar as funções da universidade - ensino, pesquisa e extensão - um espaço de pesquisa, salvaguarda (documentação e conservação) e comunicação (exibição e ações educativas), do patrimônio cultural-científico universitário. Partiu-se da intervenção no processo de documentação museológica em coleção de história natural e da criação da sua base de dados digital, prática aplicada, na ordem lepidoptera, da subcoleção entomológica, da CZDP | UFDPar, no Software Tainacan.

Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo ao Programa - 105.614.657-54 - ELIAS PALMINOR MACHADO - UFRGS
Presidente - 007.191.003-48 - PEDRO BASTOS DE MACEDO CARNEIRO - UFPI
Notícia cadastrada em: 01/06/2022 15:18