Banca de QUALIFICAÇÃO: OSVALDO AUGUSTO VASCONCELOS DE OLIVEIRA LOPES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OSVALDO AUGUSTO VASCONCELOS DE OLIVEIRA LOPES DA SILVA
DATA: 21/08/2015
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO TROPEN
TÍTULO:

VIABILIDADE TECNICO-ECONÔMICA DE PROJETOS DE EFICIENCIA ENERGÉTICA NAS SALAS DE AULA DA UFPI

PALAVRAS-CHAVES:

Sustentabilidade, Iluminação, Climatização, Energia Elétrica, Universidade."

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética, no ano de 2023, o Brasil passará a ter 216 milhões de habitantes e consumirá 689 TWh no ano, o que representará, aproximadamente, 20% a mais da energia gerada no Brasil em 2013, causando impactos socioambientais. Porém, se utilizarmos mais eficientemente a energia que produzimos, estaremos protegendo o meio ambiente e usufruindo ainda de outros benefícios. Nas universidades, não é diferente. Esse trabalho tem como objetivo geral o fornecimento de ferramentas para os gestores da Universidade Federal do Piauí e instituições de ensino de forma geral analisarem a Viabilidade Técnico-econômica da implantação de Projetos de Eficiência Energética nas salas de aula, uma vez que as instituições de ensino devem ser exemplo de sustentabilidade para toda a comunidade e incentivar mudanças concretas na realidade social articulando três eixos: edificações, currículo e gestão. A metodologia é dividida em duas partes: Diagnóstico Energético da Universidade Federal do Piauí e o Diagnóstico Energético das salas de aula. Utilizou-se como objetos de estudo o Campus Universitário Ministro Petrônio Portela e duas salas de aula do Centro de Tecnologia desse mesmo campus. Ao término dos estudos, pode-se fazer o levantamento das despesas com energia elétrica, identificar perdas que poderiam ser evitadas com a atuação de um Sistema de Gestão Energética e sugerir um modelo de gestão do uso de Energia Ativa para a universidade, bem como fazer o diagnóstico energético das salas de aula e sugerir Projetos de Eficiência Energética direcionados aos Sistemas de Climatização e Iluminação, com todas essas intervenções propostas encaradas como Projetos de Investimento de Aderência Estratégica (cujas viabilidades foram avaliadas), além da sensibilização da comunidade acadêmica e da gestão para as questões ambientais, atingindo os objetivos da pesquisa.

Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Presidente - 1776339 - FRANCISCO FRANCIELLE PINHEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIA ALEXSANDRA DE SOUSA RIOS - UFC
Notícia cadastrada em: 10/08/2015 15:09