"COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA - COM-VIDA's: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA EDUCACIONAL EM CAXIAS-MA
Políticas Públicas, Política Educacional, Educação Ambiental
e COM-VIDA
Este trabalho é uma investigação a respeito das Comissões de Meio
Ambiente e Qualidade de Vida – COM- VIDA’s como política educacional no
município de Caxias no Estado do Maranhão que procurou, analisar as contribuições
e práticas que as mesmas dão para o fortalecimento da Educação Ambiental nas
escolas. Na tentativa de responder tal pretensão, o trabalha apresentou duas
questões norteadoras que são: de que forma é possível identificar as contribuições
que as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA’s dão a
Educação Ambiental para tornar-se uma política educacional? Identificando as
contribuições dessas comissões para a educação ambiental, é possível mensurar
que as práticas desenvolvidas por elas, nas escolas, fortalecem a Educação
Ambiental formal? Destaca-se ainda a utilização do método qualitativo, que norteou
todo o processo investigativo, correlacionando com referenciais teóricos a fim de dar
consistência ao trabalho. Justificado pela crescente implantação das COM-VIDA’s e
algumas práticas desenvolvidas nas inúmeras instituições de ensino no Brasil,
despertou o interesse pela a temática a qual submete o presente trabalho para
qualificação no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente da
Universidade Federal do Piauí.