O TRABALHO DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL DE DOCENTES PESQUISADORES DE PÓS-GRADUAÇÃO: O CASO DO CORPO DOCENTE PERMANENTE DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Pós-Graduação; Trabalho Docente; Desenvolvimento
As pesquisas sobre a Pós-Graduação no Brasil têm crescido bastante nos
últimos anos e o uso da Plataforma Sucupira e da Plataforma e do Currículo propiciarão
melhores condições para a produção acadêmica sobre este tema. Este artigo tem um
duplo objetivo: a) descrever o perfil dos docentes pesquisadores permanentes do
Mestrado em Desenvolvimento e meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí
(MDMA/UFPI; e b) analisar a trajetória dos mestres que foram orientados por esse
grupo de pesquisadores, com ênfase na inserção acadêmica desses titulados através do
trabalho dos docentes pesquisadores permanentes do MDMA/UFPI. Os procedimentos
metodológicos se desenvolveram através das seguintes etapas: a) Utilização da
Plataforma Sucupira para obtenção da lista dos docentes permanentes, colaboradores e
visitantes do MDMA/UFPI que fazia parte da Coleta de informações enviadas pelo
programa em 2014; b) análise do currículo Lattes dos docentes permanentes do
MDMA/UFPI, considerando a graduação, o doutorado e as orientações de mestrado
concluídas até 2014; c) análise dos Currículos Lattes dos mestres titulados sob a
orientação do corpo docente permanente do MDMA/UFPI, considerando a trajetória
acadêmica pós-conclusão do Mestrado até 2014. Os principais resultados foram: a) O
corpo docente permanente do MDMA/UFPI é reduzido, com a presença de pouca
diversidade de áreas de graduação; b) A Trajetória dos professores é disciplinar, sendo
que o interesse é a capacitação em práticas interdisciplinares resulta de iniciativa
pessoal de cada docente; c) os mestres orientados pelo Corpo Docente do MDMA/UFPI
estão em trajetória acadêmica dinâmica e se vinculando ao Ensino Superior, o que
permite que eles possam desenvolver atividades de pesquisa e de docência.