AMBIENTAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ.
Educação Ambiental. Ambientalização. Jornalismo. Formação Profissional.
A pesquisa tem como objetivo geral apreender como é realizada a ambientalização curricular dos cursos de Jornalismo das duas universidades do Piauí: Estadual (campi Teresina e Picos) e Federal. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo como método e a análise documental e entrevista como técnica de pesquisa. Foram analisados os quatro eixos da universidade: ensino, pesquisa, extensão e gestão através da análise dos projetos de pesquisa e extensão produzidos pelos professores e os Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes das duas instituições e entrevistas com as três coordenadoras dos cursos. Além disso, foram realizadas 20 entrevistas com docentes das duas universidades, buscando perceber como os professores abordam a questão ambiental nas disciplinas da grade curricular, além de analisar a percepção dos mesmos sobre a competência e avaliação quanto ao conceito de desenvolvimento sustentável abordado nas Diretrizes Curriculares para o curso de Jornalismo. As hipóteses levantadas no início da pesquisa foram as seguintes: os professores que ministram disciplinas específicas dos cursos não abordam a questão ambiental em suas aulas; a ambientalização curricular dos cursos de Jornalismo ofertados pelas universidades no Piauí ocorre de modo incipiente; as novas diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo não apreenderam a importância das questões ambientais para a formação do profissional de jornalismo. Diante dos dados obtidos, percebe-se que ainda é insuficiente a abordagem da temática ambiental na formação dos profissionais de jornalismo nas duas universidades analisadas. Conclui-se que cursos de Comunicação Social/habilitação em Jornalismo não podem ser considerados ambientalizados e constatou-se que os docentes abordam a temática ambiental eventualmente em suas aulas, mas que não há preocupação de formar criticamente os alunos sobre o assunto.