Banca de DEFESA: CONCEICAO DE MARIA MARTINS FEITOSA

DATA: 23/05/2016
LOCAL: Auditório do Tropen
TÍTULO:

O TRABALHO DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL DE DOCENTES PESQUISADORES DE PÓS-GRADUAÇÃO: O CASO DO CORPO DOCENTE DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.

PALAVRAS-CHAVES:

Pós-Graduação; Trabalho Docente; Desenvolvimento

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Esta dissertação está dividida em três partes: introdução, artigos e considerações finais. Os artigos são dois: A formação de pesquisadores como produção do corpo docente de programas de pós-graduação: uma análise do MDMA/UFPI a partir do currículo Lattes e da Plataforma Sucupira, que, utilizando principalmente dados do Currículo Lattes, investiga o trabalho de formação de pesquisadores como indicador de produção do corpo docente do MDMA/UFPI e Meio Ambiente, solidariedade intergrupal e a inserção regional do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí: uma análise a partir da Plataforma Sucupira, no qual – a partir de questões sobre, a temática ambiental, a solidariedade intergrupal e a inserção regional, é feita uma análise do Relatório do MDMA/UFPI apresentado à CAPES em 2014 através da Plataforma Sucupira. Em síntese os principais resultados foram: a) O MDMA/UFPI tem como principal contribuição ao desenvolvimento regional a formação de docentes em todos os níveis de ensino, com predominância do nível superior. Isso esgota o seu envolvimento com o ensino básico, que não é direto como propugna o Documento da Área Ciências Ambientais; b) O corpo docente permanente do MDMA/UFPI é reduzido, com a presença de pouca diversidade de áreas de graduação; c) A trajetória dos professores pesquisadores do MDMA/UFPI é disciplinar, sendo que o interesse é a capacitação em práticas interdisciplinares resulta de iniciativa pessoal de cada docente;d) os mestres orientados pelo Corpo Docente do MDMA/UFPI estão em trajetória acadêmica dinâmica e se vinculando ao Ensino Superior, o que permite que eles possam desenvolver atividades de pesquisa e de docência.

Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Interno - 423289 - JOAO BATISTA LOPES