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Banca de DEFESA: ARTHUR SEREJO NEVES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR SEREJO NEVES RIBEIRO
DATA: 06/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO TROPEN
TÍTULO: Perigo Aviário no Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho e a Percepção Deste Risco Pela Comunidade Chafariz Em Parnaíba/PI
PALAVRAS-CHAVES: Risco aviário, aves, acidente, resgate de conhecimento, etnoornitologia.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Risco aviário é a presença de aves com potencial de causar danos à aeronave
durante sua operação. As colisões entre aeronaves e aves aumentaram com o
crescimento da indústria da aviação resultando em danos materiais significativos e
risco às vidas humanas. O uso de etnociências é fundamental para a melhor
compreensão da temporalidade e das influências desses empreendimentos na
sociedade, pois o conhecimento popular tem a capacidade de complementar o
conhecimento científico. Percepção ambiental é uma ferramenta de pesquisa
utilizada em áreas educacionais, sociais e ambientais para ampliar a qualidade de
vida. Objetivou-se com este trabalho identificar as espécies de aves com maior risco
de colisão com aeronaves no Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho e
compreender a percepção da comunidade a respeito da avifauna local e do risco
aviário. A área de estudo escolhida compreendeu: o aeroporto da cidade de
Parnaíba/PI/Brasil e a comunidade Chafariz, localizada na área de entorno do
aeródromo. Procedimentos de aproximação, pouso e decolagem de aeronaves
foram monitorados de forma a observar quais espécies de aves podem causar
algum tipo de risco. As observações ocorreram três vezes por semana de abril de
2015 a fevereiro de 2016. Utilizaram-se binóculos para visualização e câmera digital
para registro fotográfico além de um manual de campo para assegurar a correta
identificação das aves. A nomenclatura e a classificação das aves seguiram a lista
brasileira mais recente. A metodologia de análise do risco aviário se baseou na
criação de um ranque das espécies, apontando aquelas que são mais perigosas à
aviação com o ranque mais alto. As principais análises estatísticas foram: frequência
de ocorrência; análise de correspondência canônica e curva do coletor, A percepção
da população sobre as aves e dos riscos foi obtido através de formulário
semiestruturado com participantes maiores de 18 anos e tempo de residência igual
ou superior a dois anos na região. No aeroporto verificou-se a existência de 29
espécies de aves que realizaram 3199 interações durante 104 voos. A atividade
mais frequentemente observada foi o voo próximo à pista. As espécies com maior
ocorrência foram Coragyps atratus e Vanellus chilensis enquanto as de maiores
escores foram Athene cunicularia e Caracara plancus. As mesmas espécies também
figuram na lista brasileira como de maior risco aviário. Os moradores da comunidade
Chafariz identificaram 80 espécies de aves, das quais 24 foram relatadas em
declínio populacional. Dos 52 entrevistados, 73% desconheciam atividades das aves
que os pusessem em risco. A interação entre aves e aviões mais citada foi o voo
próximo à pista. Além disso, há pouca visibilidade das medidas de segurança
adotadas pela INFRAERO. A comunidade local apresenta elevado conhecimento
sobre as aves da região, mas em sua maioria não percebe o risco que a presença
dessas aves traz à segurança aeroportuária e, por consequência, aos moradores do
entorno do aeroporto. Pode ser verificada a existência de espécies que representam
risco à aviação no local, mas há possibilidade de diminuição deste risco através da
aplicação de medidas que diminuam a atratividade do aeroporto para as aves.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1653145 - ANDERSON GUZZI
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - GUILHERME RAMOS DA SILVA - UESPI
Interno - 2217228 - WEDSON DE MEDEIROS SILVA SOUTO
Notícia cadastrada em: 07/02/2017 14:26
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