ADAPTAÇÃO DO MÉTODO GREENROADSDE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL DE PROJETOS E OBRAS RODOVIÁRIAS ÀSCONDIÇÕES LEGAIS E TECNOLÓGICAS BRASILEIRAS
Avaliação de desempenho ambiental. Projetos de estradas.Obras rodoviárias. Rodovias brasileiras. Impactoambiental.
Paraminimizar os impactos negativos no meio ambiente causados pela forma atual deprojetar e construir obras rodoviárias é necessário avaliar o quanto novasalternativas de projeto e construção podem ser menos danosas. As ferramentas deavaliação de desempenho ambiental de rodovias são propostas para servir demétrica nesta comparação de alternativas. Este estudo pretende determinar se aferramenta Greenroads podeavaliar de maneira adequada as características ambientais de obras rodoviáriasexecutadas recentemente no Estado do Piauí. Para tanto uma amostra destas obrasfoi submetida aos critérios de avaliação da ferramenta. Foi feita umacomparação entre os impactos ambientais negativos observados nas obras e ositens preconizados por Greenroads.Nenhuma obra estudada poderia ser certificada na ferramenta porque não atendeusequer aos itens obrigatórios. As obras não seriam certificadas devido à baixapontuação obtida, mesmo que tais itens tivessem sido atendidos. Muitos impactosobservados poderiam ter sido evitados simplesmente cumprindo a atual normatizaçãosobre obras rodoviárias brasileiras. Isto demonstra que as obras foramprojetadas e construídas com um nível de preocupação ambiental aquém do exigidonas normas brasileiras e sem atender critérios mínimos internacionais. Aflexibilidade do Greenroadspermite adaptar as exigências legais mínimas das normas brasileiras e pontuaras características ambientais desejáveis para obras rodoviárias.