A abordagem envolvendo a temática Desenvolvimento Sustentável no eixo educacional busca a compreensão sistêmica das limitações e possibilidades. Para tanto buscou-se avaliar limites e potencialidades do desenvolvimento sustentável no ensino de ciências, bem como analisar a contextualização do ensino, na perspectiva sistêmica do desenvolvimento sustentável, frente à dialética econômica, social e ambiental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas por meio da aplicação de questionário de modo remoto para os professores contendo perguntas a respeito de limitações e possibilidades da aplicação do desenvolvimento sustentável inserido no ensino de ciências para diagnosticar manifestações pessoais e individuais. Foram realizadas análises descritivas com as frequências simples e relativas das respostas dos docentes e em seguida uma análise de caráter qualitativo, descrevendo os comentários dos participantes com base na Técnica de Elaboração e Análise de Unidade de Significados. Ponderando sobre os objetivos apresentados, a análise dos dados possibilitou identificar que a temática do Desenvolvimento Sustentável no âmbito educacional concebe uma visão sistêmica das dificuldades e possibilidades inseridas na abordagem da temática desenvolvimento sustentável no ensino de ciências, visto que contribui para o ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar, possibilitando níveis diferenciados para articulações teóricas e visões de mundo. Dessa forma abranger as dialéticas do desenvolvimento sustentável no eixo educacional favorece a coerência no discurso dos conceitos do DS inseridos no ensino de maneira ampla.