Banca de DEFESA: JEFERSON SOUSA ALENCAR

DISCENTE: JEFERSON SOUSA ALENCAR
DATA: 26/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/wmo-cpkx-pzf
TÍTULO: Educação não-formal: Uma análise qualitativa dos zoológicos do Brasil como espaço integrador de posturas em Educação Ambiental
PALAVRAS-CHAVES: Conservação, Aves, Pensamento crítico, Ensino Fundamental e Zoobotânico.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

As aves apresentam elevadas taxas de extinção na natureza, apesar da sua grande relevância ecológica. Desta forma, é importante a sensibilização de toda a comunidade para os problemas da caça predatória e da manutenção de animais em cativeiro. Os zoológicos têm atuação na conservação de espécies e tradicionalmente oferecem ensino formal, orientado por professores para grupos educacionais, neste cenário, se destaca a Educação Ambiental crítica, em que é necessário compreender o ambiente do zoológico a partir de um olhar ético e humano. Objetivou-se avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o tráfico de aves silvestres e o bem-estar animal, comparando a educação ambiental ofertada em zoológicos do Brasil. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professor Paulo Nunes, localizada na capital de Teresina-PI, um questionário semiestruturado foi elaborado e aplicado envolvendo temáticas de animais silvestres, os dados foram categorizados por meio de análise temática. Deu-se continuidade a pesquisa através de busca realizada em bancos de dados científicos como o do Google Acadêmico, Scielo, ANPEd, ANPPAS, EPEA e Capes, usando as seguintes palavras-chave: “Educação Ambiental” + “Zoológico”, em três idiomas; português, inglês e espanhol. Os dados foram coletados observando os critérios de inclusão e exclusão determinados. De acordo com os teóricos analisados, pode-se observar que, a oferta da educação ambiental através de ambientes externos é uma prática comum no Brasil e que através destes locais é possível aprimorar os conhecimentos dos educandos, pois a aula torna-se mais prática e dinâmica. Mediante as questões elencadas, é necessário, portanto, que se façam novas interferências científicas envolvendo o desenvolvimento de estudos ambientais no ambiente escolar com o intuito de promover a sensibilização por parte dos estudantes que ainda insistem em praticar atos errôneos envolvendo a fauna. A educação é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, por isso a importância dessas temáticas estarem presente no cotidiano escolar e não somente estar presente em revistas, jornais, televisão ou internet. Assim, conclui-se que, o objetivo primordial de todos os zoológicos é o mesmo, o qual seja, ofertar a educação ambiental de modo a desenvolver uma consciência acerca da sustentabilidade e do meio ambiente.

Presidente - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 423289 - JOAO BATISTA LOPES
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo à Instituição - FÁBIO JOSÉ VIEIRA - UESPI