Estudos em aeroportos são necessários para entender a influência destes sobre a comunidade de aves, e listar os perigos que esse grupo pode ocasionar ao tráfego aéreo. No Brasil poucos trabalhos foram publicados abordando essa temática, e reduzir essa lacuna é fundamental para a tomada de decisões visando o controle do risco aviário. O perigo de acidentes envolvendo a avifauna e aeronaves é crescente, devido ao aumento de linhas aéreas, expansão desordenada das cidades, falta de saneamento e de consciência ambiental por parte da população residente em áreas aeroportuárias, o que favorece a permanência de aves. O trabalho teve como objetivos identificar as espécies de aves que representam um risco potencial maior de colisões com aeronaves no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina-PI; e propor ações mitigatórias, para fundamentar um futuro plano de manejo visando reduzir esse risco na área de estudo. O trabalho foi dividido em três capítulos: revisão de literatura, análise do risco aviário no aeroporto de Teresina e medidas mitigatórias que podem ser adotadas pelos órgãos competentes através da implementação de políticas públicas buscando a redução do risco aviário. Foram registradas 70 espécies de aves na área de estudo, em 84 dias de amostragem, distribuídas em 34 famílias. Cinco espécies: bico-de-lacre, pombo-doméstico, polícia-inglesa-do-sul, urubu-preto e andorinhão-do-buriti, juntas foram responsáveis por mais da metade de todos os avistamentos (64%). As espécies com maior risco de colisão com aeronaves de acordo com a metodologia adotada foram: urubu-de-cabeça-vermelha, urubu-de-cabeça-amarela, urubu-preto, gavião-caboclo, pombo-doméstico e carcará. Foram identificados 29 focos atrativos para as espécies da avifauna na área da ASA do aeroporto, sendo a ampla maioria relacionada com o destino incorreto dos resíduos sólidos. Espera-se que este trabalho resulte na geração de medidas mitigatórias buscando a redução desse risco, assim como estimule o debate do tema pela sociedade civil, comunidade científica e acadêmica.