A INFLUÊNCIA DO MARKETING VERDE OU ECOLÓGICO NOS COMPORTAMENTOS DE CONSUMO RESPONSÁVEL
Comportamento do Consumidor. Consumo Consciente. Marketing Verde. Sustentabilidade. Educação Ambiental.
O objetivo geral deste trabalho visou estudar a influência do Marketing Verde ou
Ecológico nos comportamentos de consumo responsável, diante das estratégias atuantes
e desenvolvidas para o município de Teresina, no estado do Piauí, enfocando servidores
efetivos (docentes e técnico-administrativos) das três instituições públicas de ensino:
Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade
Estadual do Piauí (UESPI). O estudo foi fundamentado em duas fases: pesquisa
exploratória e pesquisa descritiva, com técnica de amostragem não-probabilística, por
amostras intencionais e por julgamento, utilizando levantamentos bibliográficos, dados
estatísticos e instrumento de pesquisa (questionário). A amostra foi composta por 124
servidores: (43) IFPI, (40) UFPI e (41) UESPI, de ambos os sexos, com faixa etária
acima de dezoito anos. Os objetivos específicos do trabalho contemplaram: identificar e
analisar as percepções dos respondentes diante do marketing mix ecológico (produto/
serviço, preço/custo, canais de distribuição e promoção/comunicação); avaliar a política
de sustentabilidade das empresas ofertantes de produtos ou serviços, segundo a
percepção do respondente; descrever as características dos perfis dos respondentes
encontrados nas decisões de consumo responsável; classificar quais são as marcas e as
empresas mais respeitadas por promoverem a responsabilidade socioambiental, que
estão disponíveis aos respondentes no mercado local; relatar as ações de consumo
responsáveis mais praticadas pelos respondentes. Este trabalho também ressaltou a
importância de conceitos na área de comportamento do consumidor/cliente, marketing
verde, sustentabilidade, sociologia ambiental e educação ambiental, como uma forma de
disseminar a conscientização e a ética de responsabilidade para todos os envolvidos,
pois pensar no futuro é buscar o bem coletivo, através de uma postura consciente, ética
e sustentável. O papel do consumidor na hora do consumo é encarado como fator
decisivo e principalmente, através da priorização de escolhas que incentivem e
desenvolvam uma cultura ambiental efetiva e proativa. As organizações devem estar
atentas ao princípio da responsabilidade e ao da educação sustentável, pois estas
orientações são necessárias para atender ao novo comportamento de consumo, cada vez
mais exigente e desejado, através da formalização de boas práticas de sustentabilidade,
com exemplos e ações positivas na promoção de futuro melhor e ambientalmente
seguro para todas as gerações. Nos principais resultados foram constatados que 61,29%
sabem o que significa o marketing verde; 65,32% acreditam no compartilhamento de
responsabilidade e 86,29% são favoráveis a pagar mais em defesa de práticas
socioambientais. A pesquisa identificou que a amostra está exposta e é influenciada
pelo marketing verde, através de comportamentos que buscam a economia/eficiência,
evitam desperdícios, reaproveitam materiais, buscam planejar e refletir antes e durante o
consumo, tendo ainda comportamentos de planejamento/reflexão, solidariedade e
descarte adequado.