O SABER AMBIENTAL E EPISTEMOLÓGICO NO ENSINO: CONCEPÇÕES, LIVRO DIDÁTICO E PRÁTICA
Livro Didático. Saber Ambiental.
Interdisciplinaridade.Sustentabilidade
A presente pesquisa julga-se pertinente uma vez que se busca saber, como a questão
ambiental vem sendo tratada nos livros didáticos, e neste constructo verificar a
importância e a relevância social desse material de ensino para o Meio Ambiente. O
caminho metodológico desta pesquisa inicia-se com a escolha dos livros de cinco (05)
autores de Biologia e as unidades de registro foram extraída de 23 capítulos dos
mesmos. A pesquisa é orientada por dimensões que foram escolhidas de forma a
atender os objetivos propostos na pesquisa. Sendo estas dimensões: Saber ambiental, A
interdisciplinaridade e a Sustentabilidade. Estas dimensões foram categorizadas e
subdivididas em subitens a serem estudados no livro didático. Neste contexto, o
processo metodológico escolhido, não foi linear, para se chegar a decisão de como fazer
análise deste material seguiu-se trajetória esclarecedoras da Análise de conteúdo.
Optou-se por analisar o livro de ensino Médio, por ser um material onde se acredita que
a complexidade do conhecimento esteja com maior frequência e compreensão, a cerca
das questões ambientais. Tendo como objetivo geral, a pesquisa analisa o saber
ambiental existente nos livros didáticos de Biologia, e os obstáculos da
interdisciplinaridade no compromisso com um saber ambiental complexo, para a
formação do sujeito ecológico. A priori percebe-se que os livros demonstram carências
sobre o domínio e a compreensão de conhecimentos referente ao saber ambiental,
havendo dificuldades para enfrentar o desafio da complexidade em lidar com as noções
de interdisciplinaridade. Categoricamente o livro que apresenta o maior percentual
númerico de categorias , é da editora Saraiva, aqui codificado como sendo o livro Sl-
C. . Para os demais a ordem segue este padrão:Sl-C> Sw-A > Am-B > Cz-D >Sp-E.
As subcategorias, mais representadas estão nos livros SL-C, Sw-A, e Sp-E, Onde se
observa visivelmente a prevalência de algumas subcategorias em um percentuais
maiores, no entanto no conjunto das relações, a ordem percentual é clara quanto aos
livros mencionados. Nos recortes do tema ecologia por exemplo,se verifica um maior
percentual na presença nos livros C e D com percentuais respectivamente de 18,5% e
51,8%. E em menor frequência os livros A, B e E.