Desde quando o ENEM passou a ser porta de entrada dos(as) estudantes para o ensino superior, a partir do ano de 2009 e obrigatório, em 2013, a todos os estudantes em âmbito nacional, através de Projeto de Lei nº 696 do Senado Federal, foi possível observar uma concorrência acirrada entre escolas de ensino médio e também entre os(as) alunos(as) em uma disputa pela melhor colocação nas universidades públicas e faculdades privadas. Além disso, a cada ano, no Piauí, percebe-se o surgimento de novos cursinhos preparatórios para esse exame, sejam eles voltados às disciplinas específicas, a exemplo de matemática, português, redação, revisões de conteúdo ou diretamente curso em preparação para o ENEM. O foco, então, dessa pesquisa, é verificar e analisar as estratégias e iniciativas utilizadas pela SEDUC-PI, visando a preparação e revisão de conteúdos voltados ao ENEM no Estado do Piauí. Tal instrumento avaliativo, que opera através de um escorede pontuação a ser alcançado pelos alunos, parece ter provocado alterações na dinâmica do ensino médio, não só em relação ao conteúdo, mas também na metodologia utilizada, visando à preparação dos(as) estudantes para a realização do referido exame. Com isto, surge a curiosidade de analisar tal processo na rede pública de ensino médio, com o seguinte questionamento: como o processo de aprovação de alunos no exame do ENEM acontece na rede de ensino pública? E, de que forma esse processo acontece a partir da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), que tem por finalidade fomentar o ensino médio em âmbito estadual? Tais questionamentos contribuem para a relevância deste estudo por examinar como estão se formando os(as) alunos(as) recém-saídos do ensino médio, e de que forma eles adentram no ensino superior. Nesse sentido, esta pesquisa contribuirá no preenchimento de lacunas nas análises sociológicas, na sociologia da educação, sobre a formação e preparação de alunos para ingressar no ensino superior no Estado do Piauí. Além disso, os resultados da pesquisa podem servir também de suporte para o Estado avaliar como funciona sua política de ensino e preparação dos(as) estudantes ao ENEM, de forma a aperfeiçoar toda a gama de iniciativas em busca de melhoria da formação dos(as) candidatos ao ingresso na universidade e faculdades.