LINHAS DE PESQUISA

ESTADO, TERRITORIALIDADES E PROCESSOS SOCIAIS

As mudanças no âmbito da sociedade global incidem na vida social, impactando o Estado, a sociedade civil, os grupos e os indivíduos que se expressam em processos sociais e territoriais marcados por desenvolvimentos desiguais. Esta linha de pesquisa articula estudos que, por um lado, abordem as relações entre as transformações no Estado e os processos de desigualdades sociais, enfocando políticas públicas, atores, classes, instituições e movimentos sociais; e que, por outro lado, analisem as dinâmicas relativas às dimensões de produção e reprodução material e simbólica de múltiplos atores, instituições e estruturas nas territorialidades urbanas e rurais, nos âmbitos local, regional e nacional. As pesquisas levarão em consideração estas temáticas no sentido de ampliar os conhecimentos, sobretudo, acerca das realidades nordestina e piauiense em sua relação com o contexto nacional e/ou global.

 

Professores:

Ana Beatriz Martins dos Santos Seraine

Arilda Fortunata Arboleya

Eriosvaldo Lima Barbosa

Francisco Mesquita de Oliveira

Francisco Pereira de Farias

Gabriel Eidelwein Silveira

Marcondes Brito da Costa

Samuel Pires Melo

Thiago Meneses Alves

 

Projetos: Consultar Plataforma Sucupira 

 

 

 

 

GÊNERO, SEXUALIDADE E GERAÇÃO

 

Esta linha de pesquisa se propõe a articular as discussões sobre Gênero, Sexualidade e Geração, em diversos contextos sociais, históricos e espaciais, a partir dos eixos de diferenciação e desigualdades sociais, tais como: classe, trabalho, raça/etnia, religião e suas interfaces com políticas públicas, cultura e violência. As pesquisas desta linha visam compreender a realidade social brasileira, especialmente a nordestina e piauiense, a partir das práticas discursivas e da produção de sentidos e subjetividades, em torno da temática das diversidades – gênero, sexualidades, corpos, emoções, juventudes, velhices e intergeracionalidades.

 

Professores:

Francisca Veronica Cavalcante

Francisco de Oliveira Barros Júnior

Letícia Carolina Pereira do Nascimento

Lila Cristina Xavier Luz

Maria Rosangela de Souza

Marilia Passos Apoliano Gomes

Rita de Cássia Cronemberger Sobral

Rossana Maria Marinho Albuquerque

 

Projetos: Consultar Plataforma Sucupira

 

 

 

 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/03/2024 01:26