Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA SOUSA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA SOUSA RODRIGUES
DATA: 03/10/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: SOCIALIZANDO NO INSTAGRAM: EMOÇÕES JUVENIS NA PANDEMIA DE COVID-19.
PALAVRAS-CHAVES: Jovens; Emoções; Instagram; Covid-19.
ÁREA: Sociologia

Na atualidade, as redes sociais virtuais são uma das principais ferramentas de comunicação e de interação nas relações e vínculos dos indivíduos em sociedade. O convívio em meio desses espaços tem suscitado vários estudos para analisar as formas de estar inserido ou não em uma rede social, em relação a vários aspectos comportamentais e sociais, dentro e fora dessas redes sociais virtuais para determinados grupos sociais, os quais destacamos a juventude. Observamos que na pandemia os jovens ao sofrerem com as restrições de suas sociabilidades, maximizaram o espaço das redes sociais virtuais, entre elas destacamos o Instagram. A presente investigação analisa e problematiza como as emoções potencializam-se como forma de sociabilidades juvenis no Instagram durante a Pandemia de Covid-19. Definimos como objetivo geral conhecer o Instagram como espaço para que jovens expressem suas emoções sob a perspectiva social. E como objetivos específicos: identificar quem são esses jovens e seus perfis na rede social virtual; recolher as emoções vivenciadas, experenciadas e compartilhadas por esses jovens no Instagram durante a pandemia. Para isso, adensamos referências teóricas sobre as juventudes, rede sociais virtuais e emoções nas ciências humanas e sociais; utilizamos o método da etnografia virtual para observação do espaço empírico do Instagram e em conjunto com aplicação de questionário online foram obtidas informações sobre perfis, rotinas e publicações compartilhadas durante a pandemia por um grupo de jovens, acessados por meio do perfil oficial da Universidade Federal do Piauí (@ufpi) no Instagram, entre eles universitários e graduados de diversas áreas. Identificamos que para esses jovens e em seus perfis do Instagram houve uma maior expressividade e sociabilidade de suas emoções na pandemia com a predominância de compartilhamento de emoções positivas.

Interno - 1520279 - FRANCISCA VERONICA CAVALCANTE
Presidente - 2174595 - LILA CRISTINA XAVIER LUZ
Externo ao Programa - 4173995 - MARTA MARIA AZEVEDO QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 20/09/2022 11:12