Seminário aborda temas da Sociologia Geral e do Cotidiano de Pierre Bordieu

Na quarta-feira, 9/11, às 19h, foi realizado o “Seminário: Bourdieu e a Sociologia”, ministrado pelo professor Dr. Gabriel Eidelwein Silveira. O seminário abordou temas da Sociologia Geral e do Cotidiano de Pierre Bourdieu, tais como: o projeto intelectual do autor; a ideia de síntese teórica das correntes clássicas da sociologia; o conceito de “habitus”, suas variações teóricas e sua utilização na pesquisa empírica; o capital cultural; o mundo simbólico; as condições sociais do juízo estético, os gostos de classe, os estilos de vida e a distinção cultural. O evento foi organizado interinstitucionalmente, entre a Universidade Federal do Pampa - Unipampa e a Universidade Federal do Piauí - UFPI, tendo como público-alvo as turmas das disciplinas “Sociologia do Direito” do quarto semestre do curso de Direito da Unipampa, Campus São Borja-RS, ministrada pelo prof. Gabriel, e de “Teoria Sociológica II”, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS da UFPI, ministrada pelo professor Dr. Eriosvaldo Lima Barbosa. O seminário foi realizado no formato híbrido, ocorrendo presencialmente no estúdio de TV da Unipampa e transmitido online pelo Google Meet.

fotos: Ricardo Linhares

Notícia cadastrada em: 16/11/2022 10:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 12:53