CCE - COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS DA EDUCACAO - CCE

Notícias

Comunicação Pública no Brasil foi tema de palestra na UFPI


Pesquisadora sobre o assunto há mais de 20 anos, a Profª. Dra. Maria Helena Weber mostra a importância do debate social do tema

 

Com o tema "A Comunicação Pública: vigilância e pesquisa sobre (in)visibilidades do Brasil”, a professora doutora Maria Helena Weber, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministrou palestra, no último dia 19, no auditório do Centro de Ciências da Educação da UFPI. O evento foi uma realização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPI.

A palestra contou com um público majoritariamente composto por alunos e professores da Graduação e da Pós-Graduação em Comunicação da UFPI. Maria Helena discorreu sobre conceitos e objetivos da comunicação pública no Brasil. “A comunicação pública não é traduzida simplesmente pela ação pública ou pelo o que uma mídia pública possa fazer. Não pode ser traduzida pela comunicação governamental de uma democracia. Ela tem a ver com a participação da sociedade e pelo modo como se exercita a cidadania”, declara a palestrante.

A professora também falou das relações entre a comunicação pública e a democracia. “A comunicação pública é um indicador da qualidade de uma democracia. Quanto mais debate e participação pública, mais há democracia”, acrescenta.

Edson Mineiro, mestrando em Comunicação da UFPI e participante do evento, afirma que as contribuições da professora foram valiosas para o debate sobre o tema. "Para nós, que estudamos Comunicação, tal discussão é necessária, pois é essencial conhecer a essência do conceito, como se estabelecem as relações de poder e os espaços sociais dentro disso”, afirma.

 

Texto: Caio Rabelo (Aluno do 4º período em Jornalismo da UFPI)


Notícia cadastrada em 19/05/2017 11:48  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 19:51