CPCE - ENGENHARIA AGRONÔMICA - Presencial - Bom Jesus

 

Curso  Nível  Graduação

CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS/UFPI - CPCE

Notícias

Agronomia promove seu primeiro Curso On Line Gratuito de Comercialização de Commodities Agropecuárias


No dia 25 de maio de 2020 tiveram início as inscrições para o primeiro curso on line gratuito de Comercialização de Commodities Agropecuárias promovido pelo Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Campus Professora Cinobelina Elvas-UFPI em Bom Jesus. A iniciativa é dos professores Paulo Rodrigo Ramos Xavier Pereira e Alexandra Pereira Martins, com o auxílio dos discentes Daniel Sérgio Faria de Almeida, Gustavo Pieta Burgert e Vivianne Stanczyk. 

 

O curso com duração de 40 horas tem data de início prevista para o dia 10 de Junho de 2020, e objetiva capacitar os profissionais e acadêmicos no estudo dos mecanismos de comercialização agropecuária. Conhecer os agentes das cadeias de suprimento das commodities agropecuárias, políticas de crédito e de regulação de estoques. Capacitar os profissionais no desenvolvimento de estratégias, instrumentos e informações de forma adequada, contribuindo, assim, para aumentar a eficiência da gestão de seus negócios atuais e futuros e contribuir para um melhor desempenho acadêmico dos estudantes envolvidos no curso. 

 

Em tempos de pandemia e isolamento social, foi necessário buscar alternativas para levar conhecimento até a sociedade. Dessa forma, o curso será totalment on line e utilizará uma combinação das metodologias de sala de aula invertida e Aprendizado Baseado em Problemas, partindo da premissa que o estudante é o protagonista de seu aprendizado. Assim, os professores orienta que os estudantes disponham de um tempo mínimo para se dedicar à pesquisa, assistir aos vídeos e as vídeo-aulas, participar dos fóruns, dos testes de fixação de conteúdo, para contribuir nos debates e solicitar orientações dos tutores, dos professores e até mesmo dos colegas sempre que necessário.

 

O curso será divido em 4 módulos com duração média de 10 dias cada. Em cada um desses módulos haverão 2 encontros virtuais para exposição de conteúdo, resolução de dúvidas, debates e discussão dos temas propostos pelos professores e pelos alunos.

 

O curso será gratuito e oferecerá  60 vagas, sendo 15 reservadas para estudantes da UFPI e 45 vagas para o público externo. Se houver sobra de vagas de alguma das modalidades, essas serão remanejadas de maneira que o maior número de candidatos sejam contemplados. Os candidatos deverão possuir curso superior completo ou estar matriculados em uma Instituição de Ensino Superior, preferencialmente nos cursos de Eng. Agronômica, Eng. Florestal, Zootecnia, Agronegócios Medicina Veterinária, Economia, Administração de Empresas e Contabilidade.  

 

Caso o número de candidatos supere o número de vagas, a seleção se dará pela análise das respostas no formulário. Em caso de empate, será qualificado o candidato mais idoso.

 

AS INSCRIÇÕES SE ENCERRAM NO DIA 03 DE JUNHO DE 2020.


 link para inscrição 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFrOMePciNcvq1dbbAbmsCWZ8RhoRJ8OjdfWA6hbhNsmxyRA/viewform

 

Em caso de dúvida entre em contato pelo e-mail agronomia_bj@ufpi.edu.brr

Conteúdo:

 Módulo 1

 1. Princípios microeconômicos na formação de preço de commodities. 

1.1. Equilíbrio de preço.
1.2. Elasticidades.
1.3. Fatores reguladores de preço das commodities agrícolas locais e externos.

 1.3.1. Estoques de passagem, bens substitutos, barreiras não-tarifárias e câmbio.

Módulo 2

2. Matemática Financeira.

2.1. Juros Simples e Compostos

2.2. Uso básico da HP 12C

Módulo 3

3. Políticas de crédito e de regulação de estoques governamentais.

3.1. Custeio para comercialização de safra.

3.2. Preço mínimo, AGF e EGF.

 Módulo 4

 4. Mecanismos de Comercialização

4.1. Mercado Spot

4.1.1.Venda à balcão e relação de troca

4.2. Mercado à termo

4.2.1.CPR física e financeira

4.2.2.Operações de Barter

4.3. Contratos de Futuros em Bolsa

4.4. Contratos de Opções de Compra e Venda


Notícia cadastrada em 22/05/2020 16:55  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1071 23/04/2024 03:49