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Banca de QUALIFICAÇÃO: DEUZILENE PEREIRA DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEUZILENE PEREIRA DA CUNHA
DATA: 26/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO ESCOLAR AGREGADORA: APOIANDO E FORTALECENDO A AUTONOMIA DOS ALUNOS POR MEIO DAS OLIMPÍADAS, CONCURSOS E ENEM, EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO PIAUÍ (2020-2024)
PALAVRAS-CHAVES: Educação no Brasil. Companhia de Jesus no século XVI. Escolanovismo.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

A educação no Brasil tem passado por uma evolução contínua, marcada por adaptações e transformações significativas. Desde os primeiros esforços de instrução dos indígenas pela Companhia de Jesus no século XVI, até as reformas implementadas pelo regime militar no século XX, o sistema educacional brasileiro tem enfrentado várias fases de mudanças, inicialmente, a educação estava fortemente centrada na Igreja Católica. Ao longo do tempo, houve uma transição do ensino religioso para laico, ministrado em instituições públicas no século XVIII. Durante o século XIX, o Brasil implementou um sistema educacional que se inspirava predominantemente no modelo europeu, com particular influência do sistema vigente na metrópole, e o século XX testemunhou a criação das primeiras universidades no país (Afonso, 2001). Em função do crescimento populacional e da expansão da industrialização, emergiu a necessidade de uma mão de obra mais especializada, o que impulsionou, no século XX, ao surgimento do movimento da Escola Nova, também conhecido como Escolanovismo, um marco desse movimento foi o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em março de 1932, destacando-se principalmente nas décadas de 1920 e 1930. No decurso do regime militar (1964-1985), houve um enfoque no desenvolvimento científico e na incorporação de novas tecnologias e disciplinas, como OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e EMC (Educação Moral e Cívica), ao currículo escolar, conforme apontado por Afonso (2001). Observa-se que o pensamento educacional foi profundamente influenciado por diversas teorias pedagógicas como as Pedagogias Tradicional, Renovada, Tecnicista e Progressista. De acordo com Santos e Sommerman (2009) a discussão e análise dessas correntes marcaram a educação no Brasil, influenciando a atualização e adaptação do conhecimento para atender aos novos contextos educacionais. Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da autonomia (Freire, 2005, p.12) defendeu que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, enfatizando a importância de unir teoria e prática. Em linha com esse pensamento, Gadotti (2000, p. 5) salientou que “a função da escola será, cada vez mais, a de ensinar a pensar criticamente”.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 093.***.***-14 - EDSON SADAO IIZUKA - UNIFEI-SP
Presidente - 1758643 - JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES
Interno - 016.***.***-09 - RAFAEL FERNANDES DE MESQUITA - UFPI
Notícia cadastrada em: 29/10/2024 09:41
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