A política de formação para o trabalho voltada às juventudes é direito social garantido constitucionalmente e pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013. Partindo-se dessa premissa, propõe-se a investigação sobre o acesso e usufruto à profissionalização para o trabalho entre as juventudes, suas implicações sobre as trajetórias socioprofissionais, inclusão produtiva e cidadania juvenil. O foco é sobre a política de educação profissional técnica ofertada pela Rede Federal, especificamente no Instituto Federal do Piauí (IFPI), seus estudantes e egressos. Norteia-se pela compreensão contemporânea de juventude como pluralidade, razão pela qual se utiliza o termo "juventudes", entendidas a partir de uma perspectiva dialética, na qual não há uma única juventude, mas um conjunto diversificado que varia conforme o acesso a oportunidades, dificuldades, facilidades e poder na sociedade, ou seja, conforme suas condições materiais, sociais, culturais e políticas (Groppo, 1997; Abramovay; Castro, 2006). Considerando-se a conexão entre juventudes e formação para o trabalho, fundamenta-se na tese de que a educação profissional impacta os percursos trilhados pelas juventudes, como taxas de ocupação, níveis de empregabilidade e informalidade, bem como rendimentos presentes e futuros (Cacciamali; Tatei, 2017; Reis; Águas, 2019). Dessa forma, parte-se da relevância da educação profissional para as juventudes de diferentes estratos, em virtude do papel que desempenha na iniciação profissional, como formação preparatória para o exercício de profissões, frente às exigências do mundo do trabalho; e da sua compreensão como estratégia de desenvolvimento socioeconômico, logo de enfrentamento às desigualdades, conforme a perspectiva defendida no âmbito do Estado brasileiro (Brasil, 2008). A pesquisa é de natureza qualitativa, contando com análise de dados e informações a partir de institutos nacionais como INEP e Plataforma Nilo Peçanha, que buscam elucidar o perfil dos estudantes e egressos da Educação Profissional e Técnica da Rede Federal no Brasil e no Piauí, aprofundando-se o estudo sobre a realidade piauiense.