A tese sobre a expansão da educação superior pública, desenvolvida no Programa de
Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí, consistiu em uma
análise acadêmica e científica das mudanças educacionais e profissionais impulsionadas
por intervenções estatais significativas em instituições de formação profissional do
ensino superior público no Estado do Piauí, com impacto na interiorização e criação de
unidades, diversificação na oferta de cursos e a expansão de vagas. Teve como objetivo
geral analisar a expansão da educação superior pública no Piauí no período de 1995–
2020, no contexto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do
Piauí (UESPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), sendo seus objetivos específicos:
identificar as iniciativas de expansão da educação superior e seus impactos na ampliação
de vagas e cursos; compreender as estratégias que as IES públicas utilizaram para
ampliação do acesso à educação e mapear a estrutura da educação superior pública no
Piauí. O trabalho pretendeu responder à seguinte indagação: quais os impactos da
expansão da Educação Superior Pública no Piauí entre os anos de 1995 e 2020? A
pesquisa foi desenvolvida por meio de referencial teórico e metodológico com ênfase em
levantamento bibliográfico, documental e de legislação da educação superior brasileira,
complementado por coleta de dados em relatórios e documentos publicados por
instituições internacionais e nacionais; realização de entrevistas semiestruturadas com
ex-dirigentes e, culminado com a elaboração de discussões e conclusões. O programa de
expansão da educação superior pública, a partir de iniciativa do governo federal (REUNI e
EXPANDIR), deixou sua marca nos estados periféricos, como é o caso do Piauí, por se
constituir numa oportunidade de crescimento de forma significativa. A interiorização da
educação superior mostrou-se um projeto viável e exequível, capaz de oportunizar o
acesso à educação a milhares de pessoas interessadas em um diploma acadêmico.