A presente pesquisa se propõe a estudar o processo de gestação da Escola do Recife, formada por um conglomerado de intelectuais que, sob a liderança intelectual de Tobias Barreto, estabeleceu matrizes de formação de jovens bacharéis com grande impacto sobre a intelectualidade piauiense e influência na estruturação da Faculdade de Direito do Piauí, abrangendo as décadas de 70 e 80 do século XIX. A investigação ancora-se em autores como Teresinha Queiroz, Antônio Paim, Paulo Mercadante, Hermes Lima, Sylvio Romero e Nelson Saldanha para analisar as identidades em torno do sujeito central, valendo-se de Higino Cunha, Clodoaldo Freitas e João Maurício Adeodato, para discutir as análises e críticas de Tobias Barreto sobre as diversas áreas do saber jurídico, destacando as novos pensamentos jurídicos por ele debatidos antes e depois de se tornar professor da Faculdade de Direito do Recife, bem como as ideias inovadoras em torno da liberdade, igualdade, cientificidade e laicidade estatal, e que foram essenciais para evidenciar o movimento acadêmico que mudou a forma de pensar juridicamente no país e influenciou gerações de bacharéis em Direito, inclusive os que voltaram ou vieram exercer suas atividades profissionais no Piauí. Afirma-se que a Faculdade de Direito piauiense sofreu influência da Escola do Recife, sendo essa a problemática que se pretende pesquisar, ou seja, até que ponto houve realmente essa importância. Neste caso, as manifestações desses juristas em âmbito local também são aqui reveladas, para identificar como o aprendizado inspirado em Tobias Barreto e desenvolvido durante a Escola do Recife e sua permanência durante décadas foi mantido em suas atuações intelectuais, e ainda na idealização e constituição da Faculdade de Direito do Piauí sob inspiração desse movimento. Assim, foram estudados os bacharéis egressos do curso jurídico recifense e que participaram da fundação do curso piauiense, como forma de perceber como as ideias inovadoras vivenciadas no bacharelado e com aqueles que protagonizaram a inquietação do pensamento inovador ocorrido nas fases de desenvolvimento da Escola do Recife. Assim, a análise das convicções dos egressos ficou restrita apenas aos bacharéis que estudaram na Faculdade de Direito do Recife, no período de permanência da agitação em torno das novas ideias, não sendo considerados os fundadores que não estudaram na Faculdade de Direito de Recife ou que fizeram seus cursos em Pernambuco, mas em momento anterior ou posterior ao movimento. As interlocuções desta tese serão com Tobias Barreto, Sylvio Romero, os pensadores que apresentaram as ideias novas de sustentação da Escola e aqueles que foram nutridos por esses pensamentos e vieram para o Piauí e imbuídos nessas concepções organizaram uma Faculdade de Direito. Noutro viés, foram analisadas as estruturas curriculares dos dois cursos citados, fazendo uma comparação entre as Faculdades, levando em consideração a legislação de regência da matéria em cada época, ou seja, as alterações nas cadeiras do curso em Recife e as disciplinas que foram adotadas no curso em Teresina. As fontes utilizadas são prioritariamente biográficas, bibliográficas, hemerográficas e autos judiciais, documentos que possibilitaram identificar a transmissão de saberes ocorrida na academia e os resultados decorrentes do contato dos interlocutores estudados com o seu local de atuação, que inspirou a fundação do curso jurídico no Piauí