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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA FARIAS DE ARAUJO ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA FARIAS DE ARAUJO ANDRADE
DATA: 14/04/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do Mestrado
TÍTULO: AS MUITAS FACES DE EVA: mulheres, saber e disputa de poder na Educação Profissional da Rede Federal do Piauí (1971-2013)
PALAVRAS-CHAVES: Mulhres. Gênero. Saberes. Disputa de Poder
PÁGINAS: 243
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente trabalho tem o objetivo de analisar como as trajetórias de mulheres docentes da antiga Escola Técnica Federal do Piauí, hoje Instituto Federal – Campus Teresina Central que ocupam diferentes lugares de saber nessa instituição tradicional de educação profissional, técnica e tecnológica, reverberam o viés histórico das relações de opressão social, enfrentada e negociada nas relações de gênero, em interface com as disputas de poder na primeira  escola de educação profissional da Rede Federal na cidade de Teresina – PI, período de 1971 a 2013.  Como fio condutor dessa investigação dos percursos e experiências vividas pelas mulheres docentes, partimos da trajetória da única mulher, professora Rita Martins, a exercer o cargo de Direção Geral, em mais de um século de existência dessa instituição.  Os caminhos teórico-metodológicos envolvidos levam em consideração a movimentação das mulheres na luta por direitos sociais e de saber-poder no âmbito público, procurando-se, assim, seguir, a partir do debate das teorias feministas e dos estudos de gênero. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo com uso de fontes que correspondem a documentos oficiais (atas, decretos, legislações, relatórios oficiais; jornais de circulação local, memórias imagéticas e uso de fontes orais (Alberti, 2013; Portelli, 2010). O tratamento analítico das narrativas orais – análise de discurso (Spink, 2000). A fundamentação teórica de referência norteia-se pela perspectiva de gênero como categoria analítica (Scott, 2021, 1990), elemento constitutivo das relações sociais que perpassam as relações de poder (Bourdieu, 1999; Foucault, 1992;1998), na interconexão com os saberes generificados (Harding, 1996; 2003) cruzando com os conceitos de ‘diferença como relação social’ e a ‘experiência’ como lugar de formação do sujeito’ (Avtar Brah, 2006).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Interno - 1446998 - ELIZANGELA BARBOSA CARDOSO
Presidente - 2367712 - FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 1783526 - FRANCISCO GLEISON DA COSTA MONTEIRO
Interno - 2575484 - NILSANGELA CARDOSO LIMA
Notícia cadastrada em: 10/04/2025 11:09
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