O objetivo deste trabalho é analisar as construções discursivas em torno do analfabetismo no município de Alagoinha do Piauí, entre os anos de 2013 e 2016, nas reportagens exibidas pelos programas Repórter Record Investigação (Rede Record) e Profissão Repórter (Rede Globo). Considera-se, a exemplo da reportagem da Rede Record, o uso de recursos verbo-visuais de cunho sensacionalista na abordagem dos índices de analfabetismo da referida cidade e das denúncias de corrupção na execução do Programa Brasil Alfabetizado em nível municipal. O estudo fundamenta-se em diferentes tipos de fontes: entrevistas temáticas (realizadas com participantes do programa em 2014 e com base nos depoimentos veiculados pelas emissoras em 2014 e 2015), audiovisuais, imagéticas e bibliográficas. A análise das fontes dialoga com as reflexões teóricas de Michel Foucault (1996), a partir do conceito de discurso; Verena Alberti (2011), com a metodologia da História Oral por meio de entrevistas temáticas; e Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2010), no que se refere à invenção do Nordeste, suas representações e estereótipos. O percurso metodológico adotado visa compreender não apenas a possível ocorrência de fraudes na execução do Programa Brasil Alfabetizado em Alagoinha do Piauí, como também o caráter sensacionalista presente nas construções discursivas das narrativas transmitidas em rede nacional. Além disso, analisa-se a postura das emissoras envolvidas, investigando se suas narrativas estariam inseridas em um contexto mais amplo, articulado a uma agenda política que, a partir de 2013, passou a ser marcada pelo fortalecimento do antipetismo no Brasil, culminando no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.