Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA HELENA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA HELENA FERREIRA DA SILVA
DATA: 30/05/2023
LOCAL: Sessão Online
TÍTULO: O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE CUIDADOS PALIATIVOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, EM TERESINA – PI: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Assistente social. Equipe multidisciplinar. Cuidados paliativos. Hospital-escola. Teresina-PI.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

O objetivo desta dissertação é analisar o processo de trabalho do profissional de Serviço Social na dinâmica do trabalho da equipe multidisciplinar, em cuidados paliativos, no âmbito de um hospital escola, a partir da ótica do assistente social. De forma específica, o intuito é identificar o processo de trabalho do assistente social em equipe multidisciplinar de cuidados paliativos a partir dos profissionais de Serviço Social conhecer como o assistente social apreende o trabalho profissional em equipe multidisciplinar de cuidados paliativos; caracterizar o processo de trabalho do/a assistente social em equipe de cuidados paliativos; compreender a configuração do trabalho na equipe de cuidados paliativos por meio do processo de trabalho do assistente social e analisar os desafios e possibilidades do Serviço Social nas equipes de cuidados paliativos no âmbito da internação hospitalar. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa realizado através de pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Ométodo utilizado na pesquisa é o dialético. Os participantes da pesquisa foram seis assistentes sociais, empregados públicos da EBSERH, lotados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí – HUUFPI. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa passou pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Piauí (CEP/UFPI), exigência do CNS através das resoluções nº 466/12 e nº 510/16. Referências como Andrade (2012); Iamamoto (2010); Bravo( 2009); CFESS (2010) se destacam neste estudo, na análise do trabalho do assistente social na política de Saúde e especificamente, no âmbito do trabalho em equipes de cuidados paliativos. Portanto, analisa-se a caraterização do trabalho do assistente social no âmbito da assistência hospitalar, com foco para a assistência à família, trabalho interdisciplinar e os principais desafios que permeiam a temática dos cuidados paliativos e o Serviço Social.

Presidente - 2516966 - IRACILDA ALVES BRAGA
Externo à Instituição - LETÍCIA ANDRADE DA SILVA - IIEPAE
Interno - 423621 - LUCIA CRISTINA DOS SANTOS ROSA
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 14:41