Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN NEISMAN RODRIGUEZ AYALA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN NEISMAN RODRIGUEZ AYALA
DATA: 22/11/2019
HORA: 16:30
LOCAL: Sala de aulas do Programa de Pós-graduação em Odontologia
TÍTULO: Avaliação da progressão da esteatose hepatica causada por periodontite induzida por ligaduras em ratos em diferentes intervalos de tempo.
PALAVRAS-CHAVES: Doença hepática gordurosa não alcoólica, Glutationa, Inflamação, Malondialdeido, Periodontite.
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

A periodontite é uma doença inflamatória, caraterizada por uma destruição progressiva dos tecidos de suporte dental, influenciada por vários fatores, sendo estes ambientais eimunológicos. A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é caracterizada pela presença de três tipos de manifestações: esteatose, hepatite ou esteato-hepatite, fibrose que leva para cirrose. A esteatose é associada com inflamação e superprodução de espécies reativas de oxigênio que tem como produto à peroxidação lipídica como o Malondialdeido (MDA) e redução de moléculas antioxidantes como a Glutationa (GSH) já que os níveis alterados destas moléculas são medidos para avaliar estresse oxidativo que junto com a inflamação pode afetar o tecido hepático. Mas em vista da considerável prevalência de periodontite e a manifestação da relação com doenças hepáticas, oobjetivo deste estudo é avaliar a progressão das alterações hepáticas causadas pela periodontite em diferentes períodos de tempo de (10, 20, 40 e 80 dias). Para isso 40 ratas Wistar fêmeas adultas (Rattus norvegicus), serão utilizadas os quais serão divididas aleatoriamente em 5 grupos de 8: Controle (sem ligadura), P10 (ligadura durante 10 dias), P20 (ligadura durante 20 dias), P40 (ligadura durante 40 dias) e P80 (ligadura durante 80 dias). Serão avaliados parâmetros orais de:índice de sangramento gengival, profundidade de sondagem, altura óssea alveolar, mobilidade dental, atividade da MPO. Também serãoavaliados parâmetro bioquímicos e histopatológicos para determinar a progressão da DHGNA como são avaliação histopatológica do fígado, concentração de GSH e MDA, concentração de albumina sérica, ALT, AST, glicose, colesterol total e proteína total.Na análise estatística os resultados serão expressos como média ± SEM e / ou mediana. O teste de Shapiro-Wilk será utilizado para verificar a distribuição dos dados. Diferenças entre os três grupos serão analisadas por meio de ANOVA e teste de Student-Newman-Keuls, para dados paramétricos. Também será utilizado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, seguido pelo teste de Dunn para comparações múltiplas, para dados não paramétricos. Diferenças serão consideradas significantes quando P <0,05.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1750086 - DANIEL FERNANDO PEREIRA VASCONCELOS
Interno - 1960448 - GLAUBER CAMPOS VALE
Externo à Instituição - Lidiany Karla Azevedo Rodrigues - UFC
Interno - 913.010.843-87 - PATRICK VERAS QUELEMES - UFPI
Notícia cadastrada em: 11/11/2019 09:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 20/04/2024 00:42