Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RONNEY BRANDAO OSTERNO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNEY BRANDAO OSTERNO
DATA: 28/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma ZOOM
TÍTULO: Associação entre problemas respiratórios na primeira infância e hipomineralização molar-incisivo ou hipomineralização de segundos molares decíduos - Revisão Sistemática.
PALAVRAS-CHAVES: Hipomineralização molar-incisivo; Hipomineralização de segundos molares decíduos; Doenças respiratórias; Asma; Bronquite.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

RESUMO: Hipomineralização molar-incisivo (HMI) e hipomineralização de segundos molares decíduos (HMD) são defeitos qualitativos de desenvolvimento do esmalte dentário que possuem etiologia multifatorial com associação de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais. A literatura tem sugerido associação entre doenças respiratórias na primeira infância e essa condição, porém os resultados são controversos. Este estudo tem por objetivo determinar a associação entre doenças respiratórias na primeira infância e HMI e/ou HMD, por meio de revisão sistemática. O projeto de pesquisa segue as diretrizes do PRISMA e será registrado no PROSPERO. Serão incluídos estudos transversais, caso-controle e coorte (prospectiva e retrospectiva) que investigaram associação entre doenças respiratórias na primeira infância e HMI e/ou HMD e excluídos estudos: 1 = sem grupo de compração; 2 = sem distinção entre HMI e HMD de outros defeitos de desenvolvimento do esmalte; 3 = estudos pilotos ou artigos com dados incompletos. Serão utilizadas as bases de dados Pubmed, Scopus, Embase e Web of Science. A exclusão dos artigos duplicados será feita no software Rayyan®. Dois pesquisadores selecionarão os artigos de forma independente de acordo com os critérios de elegibilidade. Na primeira fase, os estudos serão incluídos segundo título e resumo, e na segunda, serão lidos na íntegra para confirmação da inclusão. Em ambas as fases, será calculada a concordância interexaminador (kappa). Em caso de discordância, um terceiro examinador será contatado. Também será feita busca manual nas publicações recentes (últimos cinco anos) de revistas relevantes para o tema e na literatura cinzenta por meio do OpenGrey e Google Acadêmico®. Será avaliado o risco de viés dos estudos utilizando as escalas JBI CriticalAppraisal (transversais) e de Avaliação de Qualidade Newcastle-Ottawa (caso-controle e coorte). Os dados extraídos serão apresentados em tabela com abordagem narrativa. Oddsratio combinado e intervalo de confiança de 95% serão calculados, caso seja possível realizar metanálise. Os softwares RevMan versão 5.0 e R serão utilizados para as análises.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DEBORA LOPES SALLES SCHEFFEL - UEM
Interno - 423338 - LUCIA DE FATIMA ALMEIDA DE DEUS MOURA
Externo à Instituição - MARIANA GONZALEZ CADEMARTORI - UFPel
Presidente - 1790736 - MARINA DE DEUS MOURA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 11/10/2021 10:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 23/04/2024 08:44