Últimas Notícias
Banca de DEFESA: IZABELA MARIA PONTE DE CARVALHO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELA MARIA PONTE DE CARVALHO
DATA: 21/02/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 315
TÍTULO: Rede de Accountability Horizontal da Gestão Pública: estudo de caso acerca da interação institucional no combate à corrupção do Piauí (2009-2017).
PALAVRAS-CHAVES: Democracia; Accountability; Rede de Accountability; Corrupção; Brasil.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

A proposta central desta dissertação é analisar a rede brasileira de accountability horizontal por meio da Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Piauí. Dentre outros objetivos, essa arquitetura institucional, composta por dezesseis instituições, tem por escopo diagnosticar e combater a corrupção. Portanto, propõe-se verificar a atuação conjunta de agências estatais, bem como quais são os principais limites encontrados na promoção de ações anticorrupções. Com isso, espera-se contribuir para a maior compreensão sobre rede de accountability horizontal no Brasil, tema incipiente e pouco explorado, visto que, em geral, trata-se sobre o incremento individual e organizacional interno dessas instituições. Para tanto, frente ao caráter descritivo da pesquisa, optou-se por adotar um enfoque metodológico qualitativo a partir do estudo de caso do Piauí, entre 2009 e 2017. Dessa forma, este trabalho se beneficiará do levantamento e da análise documental, como acordo de cooperação técnica, regimento interno, atas de reuniões, entre outros, além da realização de entrevistas semiestruturadas com representantes que compõem a rede no âmbito piauiense. Assim, a partir dessa análise foi possível verificar que o conjunto institucional em questão favorece sobremaneira o compartilhamento informacional e o congraçamento de expertises, o que acarreta uma maior celeridade nas investigações no que tange à corrupção. Contudo, ainda há muito o que se discutir e avançar, pois esse ideal de rede ainda encontra-se em formação, possui desafios e dificuldades a serem enfrentados, tais como a competição institucional e as represálias do poder político. Mas, a perspectiva teórica esboçada por meio da hipótese de que a interação entre as instituições impacta positivamente no combate à corrupção foi confirmada a medida que Rede agiliza os processos de accountability e, consequentemente, reforça os princípios democráticos com a intenção de manter os governos accountables.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO VIEIRA VASCONCELLOS DE MIRANDA - PUC - RJ
Presidente - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Interno - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO

Cadastrada em: 17/01/2019
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 21/02/2019 - 22/02/2019 · Matrícula para o período 2019.1.
  • 07/03/2019 · Início do período letivo 2019.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 20/01/2019 16:56