Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VINICIUS DE LIMA FALCÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VINICIUS DE LIMA FALCÃO
DATA: 06/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ NO COMBATE À CORRUPÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Tribunal de Contas. Piauí. Combate à Corrupção.
PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

A corrupção é um problema social grave que afeta não somente o Brasil, mas diversos países ao redor do mundo. O Brasil, em particular, tem enfrentado grandes escândalos de corrupção nos últimos anos, o que gerou grande descrença na sociedade sobre a eficácia das instituições públicas.

Nesse contexto, os Tribunais de Contas são órgãos responsáveis por fiscalizar as contas públicas e podem ter um papel central no combate à corrupção. Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como as Cortes de Contas podem contribuir para combater a corrupção no Brasil. Desta feita, o presente estudo justifica-se não somente pela importância e atualidade do tema, tendo em vista que a corrupção é um fenômeno global que prejudica o desenvolvimento socioeconômico, a qual afeta a execução das políticas públicas estatais e abala a legitimidade e a confiança dos governos, como também se justifica pela busca do resgate às discussões acerca da estruturação de um modelo de fiscalização para os Tribunais de Contas que possa contribuir com a investigação de fraudes de forma sistêmica para os estes órgãos de controle.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1758643 - JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES
Interno - 3138516 - JULIANO VARGAS
Externo à Instituição - MARCELO DE ALMEIDA MEDEIROS - UFPE
Notícia cadastrada em: 16/05/2023 14:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 23/04/2024 11:19