Banca de DEFESA: MARIA DE JESUS LOPES MOUSINHO NEIVA

TÍTULO:

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO PIAUÍ 1975 A 1993

PALAVRAS-CHAVES:

História da enfermagem, Sociedades de Enfermagem, Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: História da Enfermagem

OpresenteestudotevecomoobjetivosdescreverascircunstânciashistóricasqueantecederameviabilizaramacriaçãodoConselhoRegionaldeEnfermagemdoPiauíeanalisaroprocessohistóricodeinstituiçãodafiscalizaçãodoexercícioprofissionaldaenfermagem.Trata-sedeumapesquisahistórico-social,quetemcomoreferênciateóricaosconceitosdehistóriaememórianaperspectivadeLeGoff(2003),edehistóriaoraldeacordocomMerhy eHolanda(2010),emsuavertentehíbrido-temática.Utilizou-sefontesorais,queforamosdepoimentosdascolaboradorasdoestudo,constituídasdeoitoenfermeiraseumaauxiliardeenfermagem,membrosdoConselho Regional de Enfermagem do Piauínoperíodotemporaldelimitadonoestudo(1975-1993) etambémfontesescritaseiconográficas,comoatas,resoluções,decisões,relatórios,jornaisefotografias,efontessecundárias,constituídasdeartigoselivros,bemcomoalegislaçãosobreotema.ComapromulgaçãodaLei5.905/1973,iniciou-seaimplantaçãodosConselhosRegionaisnosestados,pormeiodotrabalhodeJuntasEspeciais,quenoPiauífoiformadaporenfermeirasvinculadasAssociaçãoBrasileiradeEnfermagem-SeçãoPiauí,quetrabalharamparaa suainstalação,em1975.Apartirdeentão,asEnfermeirasquecompuseramasprimeirasgestõesdoConselho Regional de Enfermagemenfrentaramdificuldades,comoafaltaderecursosfinanceirosparaorganizaçãoda suaestruturaeorecrutamentodosprofissionaisparaseinscreveremnainstituição.Nofinaldadécadade1980deu-seatençãoàfiscalizaçãodoexercícioprofissional,queeraaatividadeprimordialdoConselho,masquepôdeserimplantadagraçasaoesforçodasenfermeirasquesededicaramaessamissão.Asmudançassociais,queocorreramnoperíodo pesquisado,comacriaçãodoCursodeEnfermagemdaUniversidade Federal do Piauíenovasescolasparaauxiliaresdeenfermagem,aumentaramocontingentedeprofissionais,tornandopossívelaimplantaçãodoprocessodefiscalizaçãodoexercícioprofissional.Concluiu-sequeoprocessohistóricodecriaçãodoConselhoRegionaldeEnfermagemfoipermeadodelutasdasenfermeiras,queparticipavamdaorganizaçãodaAssociaçãoBrasileiradeEnfermagemSecçãoPiauí, queuniramforçasparaviabilizaroprocessodecriaçãodoConselho.Aimplantaçãoefetivadoprocessodefiscalizaçãorepresentouumaconquistaeumamudançaparaascategoriasdaenfermagem,nocontextohistórico-socialdesaúdenoEstado,quecomopassardotempoprivilegiouprofissionaisdeenfermagemqualificadosedevidamenteinscritosnoConselho.

.

Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Interno - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY
Externo à Instituição - JOEL ROLIM MANCIA - UFRGS