A)Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
A AC e LP do PPGEnf possui coerência, abrangência e consistência. As LP alimentam a AC e os Projetos de Pesquisa (PP) são coerentes e bem distribuídos nas LP. Os PP são articulados aos Grupos de Pesquisa (GP).

A Área de Concentração do PPGEnf: Enfermagem no contexto social - Enfoca temas e perspectivas teórico-metodológicas para pesquisas, cuidados e práticas com ênfase nas correntes filosóficas, teorias e conceitos que norteiam o cuidar do indivíduo, família, comunidade e outros grupos sociais no fenômeno saúde-doença, partindo da premissa de análise crítica e reflexiva das ações em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros no cotidiano do cuidar em práticas socioeducativas e de gestão nos serviços, no contexto das políticas de saúde regional, nacional e internacional, e tem coerência com as Linhas de Pesquisa que são abrangentes e consistentes.

A Linha de Pesquisa 1: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem -Envolve processo sistematizado de cuidar do ser humano na promoção da saúde, prevenção de doenças, agravos e complicações, detecção precoce de risco, acompanhamento e avaliação do tratamento e do processo de reabilitação, no âmbito do indivíduo, família e comunidade, nas dimensões subjetivas e objetivas do cuidar e de ser cuidado. Compreende os indicadores e expressões de saúde e qualidade de vida e sua relação com o processo saúde-doença. Desencadeia reflexões sobre o processo de cuidar e o papel da Enfermagem. As reflexões devem incidir sobre a análise acerca de novos desafios colocados no mundo globalizado e a ética do cuidar. As pesquisas devem ser orientadas para levantar reflexões acerca de grupos populacionais, grupos de risco e voltar-se para a análise dos fenômenos que envolvem o cotidiano da clientela e sua relação com o processo de cuidar em Enfermagem.

A Linha de Pesquisa 2: Políticas e Práticas Socioeducativas de Enfermagem -Refere-se à concepção, formulação de estratégias de operacionalização das políticas em saúde e articulação com as práticas de enfermagem, os modelos de assistir e ensinar em saúde visando à qualidade da assistência de Enfermagem à população. Inclui concepção, aspectos históricos e sociais da Enfermagem e a formulação de operacionalização das políticas públicas de saúde, concepções pedagógicas e a articulação com as práticas de Enfermagem e a dimensão educativa no trabalho ou saúde.

As duas Linhas de Pesquisas têm produzidos projetos de pesquisas que foram e estão sendo desenvolvidos, resultando em produções científicas originais e relevantes, publicadas em periódicos Qualis A1, A2, A3, A4 e B1, assim como divulgadas em eventos nacionais e internacionais, promovendo coerências e uma boa articulação entre a Graduação e Pós-Graduação.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 17/08/2022 17:26