Banca de DEFESA: MARILYSE DE OLIVEIRA MENESES

DISCENTE: MARILYSE DE OLIVEIRA MENESES
DATA: 17/12/2021
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: RELAÇÃO DA ADICÇÃO AO SMARTPHONE COM SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO, ESTRESSE, QUALIDADE DO SONO E RENDIMENTO ACADÊMICO EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Smartphone; Estudantes de Enfermagem; Ansiedade; Depressãosmartphone; estudantes de enfermagem; ansiedade; depressão.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

INTRODUÇÃO: Os smartphones oferecem diversas funcionalidades ao toque da ponta dos dedos, mas o uso excessivo destes dispositivos eletrônicos pode gerar adicção ao smartphone e estar associada a outras variáveis como depressão, ansiedade, estresse, qualidade de sono e rendimento acadêmico que precisam ser investigadas entre graduandos de Enfermagem brasileiros. OBJETIVO: Verificar a relação da adicção ao smartphone com sintomas de ansiedade, depressão, estresse, qualidade do sono e rendimento acadêmico em graduandos de Enfermagem. MÉTODO: Estudo quantitativo, descritivo e correlacional, realizado nos campus da capital e do interior de duas Instituições de Ensino Superior (IES) (A e B) públicas do Piauí. A população foi composta por todos os graduandos de Enfermagem (n= 1145) das instituições de ensino superior A (n= 844) e B (n= 301). A amostra foi obtida por conveniência e constituída de 206 graduandos de Enfermagem que atenderam aos seguintes critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos no momento da coleta de dados e possuir smartphone. E como critérios de exclusão: não preencher todos os itens dos instrumentos. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sociodemográfico, acadêmico, de hábitos de vida e padrões de uso de smartphone, Depression, Anxiety and Stress Scale-DASS-21; Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); Smartphone Addiction Inventory (SPAI), via Google forms, disponibilizado por meio de redes sociais (Instagram, Whatsapp e Email) e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Após a coleta, os dados obtidos foram codificados para elaboração de dicionário e realizada dupla digitação em planilhas do Excel. Em seguida, os dados foram avaliados para detecção de possíveis erros e quando detectados foram corrigidos e exportados para o software Statistical Package for social Sciences (SPSS) versão 22.0 e analisados. Estatísticas descritivas e inferenciais, ao nível de significância de 5% foram utilizadas. RESULTADOS: A prevalência global da adicção ao smartphone foi de 129 (62,6%). Os estudantes apresentaram sintomas moderados a extremamente graves de depressão 64,6, ansiedade 64,5% e estresse 63,1%, Na classificação da qualidade do sono, 162 (78,6%) foram classificadas como maus dormidores. O índice de rendimento acadêmico variou entre 6,0 e 9,7.Na análise bivariada, a adicção ao smartphone se relacionou com duração de uso do smartphone em um dia típico (p=0,004), sintomas de depressão (p<0,001), ansiedade (p<0,001), estresse (p<0,001) e pontuação global da qualidade do sono (p<0,001) e. (Tabela 10). Após a análise multivariada permaneceram no modelo final as variáveis sintomas de depressão (p<0,005) e ansiedade (p<0,005). CONCLUSÃO: A adicção ao smartphone se relacionou com sintomas de depressão (p<0,005) e ansiedade (p<0,005). Esta descoberta fornecerá informações adicionais sobre os problemas de saúde relacionados a adicção ao smartphone e construção de políticas públicas de prevenção desse problema e dos fatores de risco relacionados.

Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - ANNA LUCIA SPEAR KING - UFRJ
Presidente - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Externo ao Programa - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR