Banca de DEFESA: LUÍS FELIPE OLIVEIRA FERREIRA

DISCENTE: LUÍS FELIPE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 08/12/2022
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES ONLINE SOBRE O CUIDADO COM ESTOMIA INTESTINAL DE ELIMINAÇÃO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação à Distância; Educação em Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estomia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A construção do conhecimento do graduando de Enfermagem sobre estomias intestinais de eliminação é imperativa para sua formação a fim de que a assistência perioperatória garanta cuidados seguros que vão desde a prevenção de complicações até a reabilitação. Neste contexto, um objeto virtual de aprendizagem, que utiliza metodologia centrada no estudante pode promover autonomia e proatividade em relação a temática. Objetivo: Construir e validar o conteúdo educacional de um objeto virtual fundamentado na Aprendizagem Baseada em Equipe Online como recurso no ensino de estudantes de Enfermagem sobre o cuidado às pessoas adultas com estomia intestinal de eliminação. Método: Estudo metodológico, com abordagem quantitativa de dados, para construção e validação do conteúdo educacional de um objeto virtual de aprendizagem sobre o cuidado às pessoas com estomias intestinais de eliminação. As necessidades de aprendizagem sobre estomias intestinais de eliminação foram identificadas entre os meses de maio a julho de 2022, remotamente, por meio da aplicação de um questionário com 19 itens baseados em recomendações para os cuidados às pessoas adultas com estomias intestinais de eliminação. Uma equipe de desenvolvedores se reuniu durante quatro reuniões semanais remotas de um Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Tecnologias da Informação e Comunicação de uma Universidade Federal da região Nordeste do Brasil, em agosto de 2022, para construção do conteúdo educacional do storyboard. A validação do conteúdo educacional do storyboard pelos experts na temática foi realizada de outubro a novembro de 2022. Os dados coletados durante a identificação das necessidades foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e os referentes a validação do conteúdo educacional do storyboard do objeto virtual de aprendizagem pelos experts foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo. Resultados: Dos 19 itens das recomendações do Consenso Brasileiro de cuidado às pessoas adultas com estomias intestinais de eliminação, apenas 5 eram conhecidos pelos estudantes de Enfermagem (percentual de respostas 4 e 5 maior ou igual a 75%). Um dos itens menos conhecido pelos estudantes de Enfermagem foi a demarcação do local da estomia 40,6%. Houve associação com significância estatística entre a modalidade de ensino e o conhecimento das recomendações do Consenso Brasileiro de cuidado às pessoas adultas com EIE, p-valor (0,04), com uma razão de chances de 1,05. Conclusão: A partir da identificação das necessidades de aprendizagem foi possível verificar que os estudantes de Enfermagem desconhecem a maior parte das recomendações do Consenso Brasileiro de Cuidados às Pessoas Adultas com Estomia Intestinal de Eliminação da Sociedade Brasileira de Estomaterapia. Neste sentido, o objeto virtual de aprendizagem poderá contribuir de forma positiva para a divulgação das referidas recomendações entre esse público-alvo de forma colaborativa, permitindo a construção do conhecimento pelo estudante a partir de conteúdo educacional validado por experts na temática.

Externo ao Programa - 2499589 - CHRYSTIANY PLÁCIDO DE BRITO VIEIRA
Interno - 3017215 - HERLA MARIA FURTADO JORGE
Presidente - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Externo à Instituição - SANDRA MARINA GONÇALVES BEZERRA - UESPI