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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARINE DA COSTA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KARINE DA COSTA MONTEIRO
DATA: 26/01/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reunião do PPGEnf
TÍTULO:

IMPACTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE ONLINE NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS SOBRE ESTOMAS INTESTINAIS DE ELIMINAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Estomia; Educação a Distância; Educação Continuada; Enfermagem; Capacitação em serviço.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Enfermeiros após a formação, necessitam ser capacitados permanentemente sobre estomas para prestar aos clientes que necessitam desse tipo de intervenção cirúrgica assistência segura e de qualidade. Frente ao exposto, este estudo teve por objetivo verificar o impacto da educação permanente online no conhecimento de enfermeiros sobre estomas intestinais de eliminação. Estudo realizado em duas etapas, uma metodológica e outra quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois, em três hospitais de grande porte do estado do Piauí, no período de agosto, setembro e outubro de 2014, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa de uma Universidade pública do Piauí, sob o parecer n° 667.482 (CAAE nº 22822314.2.0000.5214). A primeira etapa envolveu a elaboração de um Teste de conhecimento sobre estomas intestinais de eliminação, por meio de revisão de literatura e Diretrizes internacionais para o cuidado e tratamento de pessoas estomizadas e a validação de aparência e conteúdo do Teste por oito juízes. Foram considerados validados os itens que obtiverem índice de validade de conteúdo (IVC) maior ou igual a 80% e Coeficiente Kappa de Fleiss maior ou igual a 70%. Quanto ao conteúdo o IVC global do Teste foi de 94%, sendo que 27 itens obtiveram IVC de 100% e 14 itens de 86% e apenas dois itens obtiveram IVC menor que 80% e por isso foram excluídos. Quanto a aparência a maioria dos itens obteve coeficiente Kappa de Fleiss menor do que 70% na primeira rodada, sendo necessária uma segunda rodada em que o coeficiente Kappa de Fleiss obteve resultado perfeito (1,00). A versão final do Teste comtemplou 39 itens que foram distribuídos em sete domínios e o conhecimento foi considerado adequado quando se obteve nos itens do Teste percentual de acerto maior ou igual a 80%. O Teste elaborado e validado pode ser aplicado em enfermeiros e estudantes de Enfermagem. No entanto, constantemente deve ser aprimorado, aperfeiçoado, de modo a agregar a evidências para a prática clínica. Na segunda etapa foi avaliado o conhecimento dos enfermeiros sobre estomas intestinais de eliminação antes e após educação permanente online. Fizeram parte dessa etapa 111 enfermeiros. Destes, 31 (28%) evadiram após responder o pré-teste e dos que iniciaram a educação permanente online, 30 (37%) evadiram antes do término da intervenção. Participaram efetivamente da educação permanente online, 51 enfermeiros. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos, a saber; caracterização sociodemográfica, formação e experiência profissional, uso do computador e da Internet, Teste de conhecimento sobre estomas intestinais de eliminação e identificação das causas de evasão da educação permanente online. Entre os 51 enfermeiros que participaram da educação permanente online a média de acertos no Teste de conhecimento no pré-teste e pós-teste foi 25,5 (dp=4,2) e 31,5(dp=3), respectivamente. Essa diferença de médias foi estatisticamente significante (p=0,000). A efetividade da educação permanente online pode ser justificada pela flexibilidade da aprendizagem adaptada conforme as necessidades dos enfermeiros e acessibilidade em qualquer tempo e espaço. Essa forma de educação permanente tem sido vista como viável e adequada para as condições de trabalho da maioria dos enfermeiros. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Notícia cadastrada em: 15/01/2015 09:15
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