Cursos
MESTRADO
Documento de reconhecimento e conceito da CAPES
No Curso de Mestrado em Enfermagem, o discente deverá integralizar, o mínimo de 30 créditos, sendo 18 obrigatórios, 06 optativos e 06 da Defesa de dissertação (contabilizados após a aprovação na Banca de Defesa).
Para a marcação da Banca de Defesa o discente deverá integralizar o mínimo de 24 créditos.
No Mestrado, as disciplinas são distribuídas nos 04 (quatro) semestres regulares que constituem o Curso, com produtos específicos para cada etapa.
Para o Mestrado existe ainda o Estágio de Docência para alunos bolsistas e voluntários/CAPES- 60h (04 créditos).
DOUTORADO
Documento de reconhecimento e conceito da CAPES
No Curso de Doutorado em Enfermagem, o discente deverá integralizar o mínimo de 48 créditos, sendo 14 créditos obrigatórios, 22 optativos* e 12 da defesa de tese (contabilizados após a aprovação na Banca de Defesa).
*Dos 22 créditos em disciplinas optativas, até 16 poderão ser consignados do Curso de Mestrado.
Para a marcação da Banca de Defesa o discente deverá integralizar o mínimo de 36 créditos.
No Doutorado, as disciplinas são distribuídas nos 06 (seis) semestres regulares que constituem o Curso, com produtos específicos para cada etapa.
Para o Doutorado existe ainda o Estágio de Docência para alunos bolsistas e voluntários/CAPES- 120h (08 créditos).
As disciplinas obrigatórias objetivam oferecer as bases teóricas e filosóficas do pensamento político e da produção do conhecimento necessário à formação do discente e as disciplinas optativas visam o aprofundamento de temáticas vinculadas às áreas de estudos dos mestrandos e doutorandos.
Área de Concentração/Linhas de Pesquisa
A AC e as LP do PPGEnf possuem coerência, abrangência e consistência. As LP alimentam a AC e os Projetos de Pesquisa (PP) são coerentes e bem distribuídos nas LP. Os PP são articulados aos Grupos de Pesquisa (GP).
A Área de Concentração do PPGEnf: Enfermagem no contexto social - Enfoca temas e perspectivas teórico-metodológicas para pesquisas, cuidados e práticas com ênfase nas correntes filosóficas, teorias e conceitos que norteiam o cuidar do indivíduo, família, comunidade e outros grupos sociais no fenômeno saúde-doença, partindo da premissa de análise crítica e reflexiva das ações em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros no cotidiano do cuidar em práticas socioeducativas e de gestão nos serviços, no contexto das políticas de saúde regional, nacional e internacional, e tem coerência com as Linhas de Pesquisa que são abrangentes e consistentes.
A Linha de Pesquisa 1: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem -Envolve processo sistematizado de cuidar do ser humano na promoção da saúde, prevenção de doenças, agravos e complicações, detecção precoce de risco, acompanhamento e avaliação do tratamento e do processo de reabilitação, no âmbito do indivíduo, família e comunidade, nas dimensões subjetivas e objetivas do cuidar e de ser cuidado. Compreende os indicadores e expressões de saúde e qualidade de vida e sua relação com o processo saúde-doença. Desencadeia reflexões sobre o processo de cuidar e o papel da Enfermagem. As reflexões devem incidir sobre a análise acerca de novos desafios colocados no mundo globalizado e a ética do cuidar. As pesquisas devem ser orientadas para levantar reflexões acerca de grupos populacionais, grupos de risco e voltar-se para a análise dos fenômenos que envolvem o cotidiano da clientela e sua relação com o processo de cuidar em Enfermagem.
A Linha de Pesquisa 2: Políticas e Práticas Socioeducativas de Enfermagem -Refere-se à concepção, formulação de estratégias de operacionalização das políticas em saúde e articulação com as práticas de enfermagem, os modelos de assistir e ensinar em saúde visando à qualidade da assistência de Enfermagem à população. Inclui concepção, aspectos históricos e sociais da Enfermagem e a formulação de operacionalização das políticas públicas de saúde, concepções pedagógicas e a articulação com as práticas de Enfermagem e a dimensão educativa no trabalho ou saúde.
As duas Linhas de Pesquisas têm produzidos projetos de pesquisas que foram e estão sendo desenvolvidos, resultando em produções científicas originais e relevantes, publicadas em periódicos Qualis A1, A2, A3, A4 e B1, assim como divulgadas em eventos nacionais e internacionais, promovendo coerências e uma boa articulação entre a Graduação e Pós-Graduação.