Banca de QUALIFICAÇÃO: POLYANA COUTINHO BENTO NERI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANA COUTINHO BENTO NERI
DATA: 08/05/2024
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: PRÁTICA DE ENFERMEIROS NO CUIDADO DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO: UMA ANÁLISE À LUZ DA SALUTOGÊNESE
PALAVRAS-CHAVES: Recém-nascido; Enfermeiro; Prática; Cuidado; Pré-termo
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A prematuridade é uma das principais causas de morte neonatal. Visto que uma das metas para 2030 da ODS da ONU é enfrentar as mortes evitáveis de recém-nascido e reduzir a mortalidade neonatal. Para qualificar a assistência ao RN de baixo peso o Ministério da Saúde (MS) propõe o Método Canguru, onde a prática do enfermeiro pode identificar, mobilizar e utilizar os Recursos Generalizados de Resistência (GRRS) da teoria da salutogênese possibilitando melhores condições de vida e saúde aos RNPT. Objetivos: Compreender a prática de enfermeiros no cuidado do recém-nascido pré-termo em uma maternidade de alto risco. Método: estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos teóricos do modelo teórico da salutogênese, realizado em uma maternidade de referência do estado do Piauí, com 20 enfermeiros dos setores UTIN/UCINCO/UCINCA. A coleta de dados ocorreu através de um roteiro semiestruturado sobre as características dos participantes do estudo e sobre a prática no cuidado do recém-nascido pré-termo. Os registros dos dados foram tabulados no software Interface de R pour L Analyses Multidimensionnelles de Textes L de Questionnaires (IRAMUTEQ®). Na Classificação Hierárquica Descendente, obteve-se um aproveitamento de do corpus textual, formando cinco classes, cujos vocábulos têm associação estatisticamente relevante 81.17% (p<0,0001). Os dados foram coletados no período de fevereiro e março de 2024, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer de número 6.555.457/2024. Resultados: Os estudos evidenciaram as seguintes categorias: Facilidades para o cuidado do enfermeiro ao RN internado, Barreiras no cuidado prestado pelo enfermeiro ao RN hospitalizado e Práticas de cuidado do enfermeiro ao RN hospitalizado.

Presidente - 3017215 - HERLA MARIA FURTADO JORGE
Interno - 3059512 - LÍVIA CARVALHO PEREIRA
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Externo à Instituição - RAIMUNDA MAGALHAES DA SILVA - UNIFOR