Banca de DEFESA: MARIANA PEREIRA BARBOSA SILVA

DISCENTE: MARIANA PEREIRA BARBOSA SILVA
DATA: 07/05/2024
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL POR IDOSAS COM CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À MASTECTOMIA
PALAVRAS-CHAVES: Imagem Corporal; Percepção; Pessoa Idosa; Câncer de Mama; Mastectomia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: O câncer de mama é uma doença que mais acomete a mulher idosa. A mastectomia é o tratamento mais utilizado, é considerada uma mutilação que acarreta alterações físicas e emocionais, principalmente relacionadas à imagem corporal. Nesta perspectiva, visto o aumento de casos de câncer de mama e mastectomia nesse grupo populacional mostra-se relevante investigar essa problemática para subsidiar o cuidado de enfermagem. Objetivo: Compreender a percepção da imagem corporal por idosas com câncer de mama submetidas à mastectomia. Método: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa baseado na hermenêutica dialética de Minayo com a interpretação dos achados acerca da percepção da imagem corporal das participantes da investigação apoiada nos conceitos teóricos de Merleau Ponty. O estudo foi realizado em uma instituição de referência para tratamento oncológico na cidade de Teresina-PI durante o mês de setembro de 2023. Participaram da pesquisa 20 idosas mastectomizadas acometidas pelo câncer de mama, que se encontravam em tratamento pós-cirúrgico em seguimento ambulatorial, com procedimento realizado há pelo menos seis meses, sem limitações cognitivas no Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Foi aplicado o formulário para a coleta dos dados sociodemográficos, econômicos e clínicos, na sequência o roteiro de entrevista semiestruturado, as quais foram gravadas e posteriormente transcritas, permitindo a formulação de quatro categorias temáticas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, por meio do parecer No 6.209.201. Resultados e discussão: Identificou-se a predominância de idosas casadas, com faixa etária de 60 a 69 anos e ensino fundamental  incompleto, a maioria são aposentadas, o tempo de cirurgia varia entre 6 meses a 17 anos, 9 realizaram mastectomia na mama direita, 8 na mama esquerda e 3 em ambas as mamas. As quatro categorias temáticas foram denominadas: A descoberta do câncer de mama; Os sentimentos vivenciados frente à mastectomia; As experiências do procedimento cirúrgico; Percepções da imagem corporal por idosas mastectomizadas. Considerações finais: Os achados deste estudo evidenciaram que para a maioria das idosas o corpo mudou com a retirada da mama, algumas relatam dificuldade em aceitar a perda da mama, impactando negativamente na percepção da imagem corporal, em se olhar no espelho, sentimentos de deformação, mutilação, isolamento, vergonha, bem como depressão e a necessidade de acompanhamento psicológico. Algumas idosas fazem uso do sutiã e/ou prótese externa, minimizando a sequela da imagem corporal e garantindo uma melhor aparência e autoestima, em contrapartida algumas idosas referiram não sentir a falta da mama lidando de forma satisfatória sem a mesma. Diante disso, o estudo foi relevante pois permitiu compreender as percepções da imagem corporal de idosas mastectomizadas, frente à importância de se discutir sobre a saúde mental nessa população, a fim de minimizar os impactos ocasionadas pela mesma, bem como servirá para o embasamento de novas pesquisas sobre a temática e permitiu a elaboração de uma proposta de plano de cuidados de enfermagem.

Presidente - 423632 - MARIA DO LIVRAMENTO FORTES FIGUEIREDO
Interno - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Externo ao Programa - 1792692 - LUIZ AYRTON SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - ANDREA CARVALHO ARAÚJO MOREIRA - UVA